Página inicial

  • 28/04/2015 21:22

    5 lições que os administradores precisam aprender com os humoristas

    Por Marcela Agra e Simão Mairins

    Comedy Thinking. Esse é o conceito criado pelo comediante Murilo Gun, que vai buscar no humor elementos que podem ajudar empreendedores e outros profissionais no dia a dia do mundo dos negócios. A ideia é partir de um problema e, para resolvê-lo, usar recursos comumente utilizados pelos humoristas. De acordo com Gun, isso pode tornar mais ágeis e eficientes os processos criativos e até mesmo operacionais nas empresas.

    O assunto é o tema do mais recente workshop do Administradores Premium, que foi ministrado pelo próprio Murilo Gun. Com base na aula ministrada por ele, reunimos aqui cinco lições dos comediantes que podem ser bastante úteis para os administradores e outros profissionais da área de negócios. Confira as dicas:

     

    1. Cultive o "olhar de turista"

    O processo criativo chamado por Murilo Gun de Comedy Thinking é formado por algumas etapas. A primeira, a do "input", ou seja, entrada, é aquela em que o profissional acessa seu repertório, referências e a forma como ele enxerga o mundo, para resolver problemas.

    O diferencial dos comediantes nessa etapa é que eles cultivam o "olhar de turista". Ao invés de se acostumar com o mundo, eles buscam observá-lo como se fosse a primeira vez, enxergando detalhes. Fazer isso proporciona maior percepção dos problemas a serem resolvidos em qualquer que seja a área, o que abre espaço para reinvenção e inovação.

    2. Não aceite o mundo como ele é

    O comediante enxerga as coisas com irreverência. Isso significa questionar , não se conformar e pensar criticamente. Buscar sempre o porquê das coisas é característico da comédia. Muitas vezes perdemos essa capacidade ao sermos podados na infância, como diz Gun, mas é preciso resgatá-la para estimular o pensamento criativo.

    3. Coloque-se no lugar dos outros

    Empatia é a capacidade de pensar como os outros, e ela é essencial no Comedy Thinking. Esse sentimento é a própria base da comédia, para Murilo Gun. Entender as expectativas do público e pensar sobre o que vai fazer rir é estratégico para o comediante, e, no caso do profissional que deseja alcançar sucesso nos negócios, enxergar o mundo como o cliente é um diferencial importante para surpreendê-lo e superar suas expectativas.

    4. Procure o que ninguém vê

    Como a criança, o comediante busca ser curioso e entender ou ter contato com mundos diferentes dos que lhe cercam normalmente. Murilo Gun faz coisas para sair de sua zona de conforto, como ir a feiras de agronegócios, por exemplo. Isso não está intimamente ligado ao seu trabalho, mas aumenta seu repertório, e pode vir a ser útil algum dia na hora de combinar referências. Buscar o diferente é se renovar.

    5. Faça misturas inusitadas

    No Comedy Thinking, o processamento do pensamento criativo significa combinar as ideias do que Gun chama de "input", que é o repertório do profissional/comediante. A comédia é caracterizada por combinações inusitadas de referências, e são elas que fazem as melhores piadas. No caso dos negócios, misturas inesperadas resultam em ideias milionárias. Portanto, arrisque sobrepor conceitos de forma inédita, como os comediantes. Quem sabe você poderá se tornar o próximo Steve Jobs.

  • 20/04/2015 20:51

    Inscrições abertas: curso online aborda a participação na construção dos planos de educação

    Com inscrições abertas até o dia 23 de abril (quinta-feira), a primeira edição do curso online “A Prática em curso: a participação nos Planos de Educação” irá abordar os principais desafios para desenvolver processos participativos nas etapas do diagnóstico à sistematização de propostas para os planos educacionais.

     

    Voltado para gestores educacionais, conselheiros da educação, ativistas, famílias, estudantes e profissionais da educação, a formação será fundamentada na metodologia "De Olho nos Planos", que visa estimular a construção e a revisão participativas dos Planos de Educação no país, abordando, nesta primeira edição, temas como o uso dos Indicadores da Qualidade na Educação e a participação de crianças e adolescentes, entre outros.

     

    Para isso, o ambiente virtual da "Rede De Olho nos Planos" funcionará como uma “comunidade de prática”, espaço onde os participantes irão discutir os conceitos que envolvem a temática, trazer elementos do cotidiano em que atuam e realizar atividades em seus territórios a partir da proposta, as quais serão socializadas e discutidas em grupo.

     

    “A educação à distância é uma ferramenta que coloca em contato pessoas que vivenciam diferentes contextos e processos, e que ocupam lugares distintos na sociedade, o que possibilita grandes trocas de experiências nesse momento tão desafiante para a construção dos Planos de Educação”, afirmou a coordenadora pedagógica do curso, Jaqueline Lima. De acordo com Jaqueline, “o curso têm como objetivo fortalecer processos participativos tanto a partir da metodologia elaborada pela iniciativa ‘De Olho nos Planos’ como a partir da troca de experiências dos participantes em rede”.

     

    Os participantes que realizarem mais de 70% das atividades do curso (que possui ao todo 48 horas) receberão certificado da iniciativa. A formação é gratuita e está prevista para ocorrer até o dia 15 de junho.

    Inscrições

     

    Para fazer a inscrição, os interessados devem clicar no link (https://docs.google.com/forms/d/1YZzLStU6s4kvzgl6bki3SGKzQGR_VS8Mbt0-AQl43H4/viewform) e preencher as informações, além de explicitar qual a motivação para participarem da formação. Para mais informações, basta entrar em contato com a coordenadora pedagógica do curso Jaqueline Lima (jaqueline.santos@acaoeducativa.org), com a mediadora da "Rede De Olho nos Planos", Edilza Sotero (rede@deolhonosplanos) ou pelo telefone (11) 3151-2333 – Ramais 130 e 170.

     

    Formação à distância: “A Prática em curso: a participação nos Planos de Educação” – 1ª edição

    Carga Horária: 48 horas

    Inscrições: até 23 de abril

    Período: 27 de abril a 15 de junho

    Informações: jaqueline.santos@acaoeducativa.org / rede@deolhonosplanos / (11) 3151-2333 – Ramais 130 e 170.

    Autor: De Olho nos Planos

  • 20/04/2015 13:04

    SEBRAE promove visita técnica na cidade de Areia (PB) com representantes do Sertão do Araripe

    O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/PE) promove, nos dias 23, 24 e 25 de abril, uma visita técnica na cidade de Areia (PB) com foco na experiência do desenvolvimento através do turismo. A cidade paraibana é referência nacional e internacional na produção econômica associada ao turismo através da exploração sustentável das belezas naturais.

     

    Na visita, estarão consultores do SEBRAE, membros do Comitê de Turismo do Sertão do Araripe, empresários e outros convidados. Foi recentemente confirmada a presença do Secretário Estadual de Turismo (PB).

     

    O SEBRAE está, em parceria com os municípios do Sertão do Araripe Pernambucano, executando o projeto “Empreender e Acolher no Araripe”. Trata-se de uma iniciativa de fomento socioeconômico e cultural através do turismo, uma das cadeias produtivas que mais tem se consolidado no cenário nacional e internacional. Através do projeto, várias ações estão sendo desenvolvidas nos municípios participantes, a exemplo da “Semana de Consciência Turística” e cursos como “Empreendedor Cultural”.

     

    Areia (PB)

     

    Distante 130km da capital João Pessoa, a cidade recebe estudantes de países como a Espanha para realizar estudos na área do turismo. É a cidade do artista Pedro Américo (pintor do Segundo Império) e foi a segunda cidade do Brasil a decretar a abolição da escravatura antes mesmo da lei ser assinada pela Princesa Isabel. Possui 117 engenhos, uma banda filarmônica centenária e foi a cidade do primeiro teatro da Paraíba e a primeira a fazer uso do jornal impresso.

     

    POR: Humberto Lacerda

  • 18/04/2015 20:34

    Nos 151 anos de emancipação política, Salgueiro é destaque no futebol, na redução da violência e na valorização da mulher e da cultura regional

    Momentos históricos para o futebol local, incentivo às lutas femininas, valorização dos artistas da sanfona e redução nos índices de violência marcam os 151 anos de emancipação política de Salgueiro, completados no próximo dia 30 de abril.

     

    Destaque no estado de Pernambuco como cidade de paz, atendendo aos parâmetros estabelecidos pela Organização das Nações Unidas – ONU, no quesito taxa de homicídios, o município chega a esse patamar com ações pontuais na área da segurança pública e da assistência social realizadas, paralelamente, a investimentos em setores como o esporte.

     

    É por todo esse esforço, que, nos dias 19 e 22, as mídias estadual e nacional estarão voltadas para o Salgueirão, estádio com capacidade para 12.963 pessoas, um dos mais estruturados do interior de Pernambuco, e que receberá dois clássicos do futebol, com o Carcará enfrentando, respectivamente, o Sport, do Recife, às 16h, e o Flamengo, do Rio de Janeiro, às 22h, pela Copa do Brasil.

     

    Fato marcante, não só para Salgueiro, mas para a região sertaneja, que mostra o seu potencial, enfrentando os times da Capital e do Sudeste do País, o primeiro, uma vez campeão, nesse mesmo torneio, e o outro, tricampeão.

     

    A força da mulher salgueirense, também, marca os 151 anos de emancipação política e integra a redução dos índices da violência. Iniciativas de promoção da igualdade de gênero e da autonomia feminina, na sociedade, são premiadas, anualmente, pela Medalha Lucila Angelim. Em sua 13ª edição, o evento, organizado pela Prefeitura de Salgueiro, por meio da Coordenadoria da Mulher, acontecerá na Câmara de Vereadores, no dia 25, às 19h, homenageando pessoas físicas e jurídicas indicadas pela própria comunidade.

     

    Nada mais representativo para a liberdade de um povo do que a preservação de sua identidade cultural. A Prefeitura de Salgueiro, através da Secretaria de Cultura e Esportes, reconhece a importância do respeito às raízes nordestinas e realiza, pelo sétimo ano consecutivo, o Festival da Sanfona, na Casa do Sanfoneiro.

     

    Em 29 e 30 de abril e 1º de maio, sempre às 20h, 24 sanfoneiros competirão, nas categorias sanfona livre, oito baixos e infanto-juvenil.

     

    Na noite de abertura, ao final da primeira eliminatória, o público assiste ao show de Epitácio Pessoa; na segunda noite, de Joquinha Gonzaga; e, no encerramento do Festival, de Waldonis e dos campeões, eleitos pelos jurados.

    Os sanfoneiros, ainda, poderão participar de um bate-papo especial com Waldonis, no dia 1º de maio, às 18h, na Casa do Sanfoneiro, com entrada gratuita.

     

    ASCOM

  • 16/04/2015 23:45

    Inscrições abertas para o programa de capacitação Missão Pedagógica no Parlamento

    O programa de capacitação Missão Pedagógica no Parlamento tem como objetivo capacitar professores de escolas públicas de todo o Brasil para que se conscientizem da importância da inserção da educação para a democracia nas práticas pedagógicas das escolas. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas, via web, até o dia 26 de abril. Essa é a 5ª edição do Programa, realizado pela Câmara dos Deputados, por meio da Coordenação de Educação para a Democracia (Coede).

     

    O programa de capacitação tem carga de 90 horas, divididas em dois módulos: módulo presencial com duração de 40 horas - esta fase será realizada em Brasília (DF) no período de 31 de agosto a 6 de setembro; e o módulo de aplicação com carga de 50 horas, na modalidade à distância.

     

    Para participar do programa, entre outros requisitos, os interessados devem trabalhar como professor regente, orientador ou coordenador pedagógico em escola pública e lecionar para o Ensino Fundamental ou Ensino Médio; ter concluído a graduação; e ter interesse em trabalhar como temas como democracia, cidadania, política e/ou Poder Legislativo com os alunos.

     

    Clique aqui para acessar o edital do Programa.

    Clique aqui para fazer a inscrição.

    Informações: (61) 3216-7618 ou (61) 3216-7619

    Autor: Undime com informações da Câmara dos Deputados

  • 16/04/2015 14:32

    Projeto oferece oficinas culturais em Ouricuri

    Uma iniciativa desenvolvida na Escola Estadual Dom Idílio José Soares em Ouricuri oferece diversas oficinas para os estudantes da escola e pessoas em geral. Trata-se do PROJETO ESCOLA COMUNIDADE que é desenvolvido todos os fins de semana.

     

    O projeto acontece todos os sábados na escola, das 8:00 às 17:00 horas. Essa iniciativa ocorre também em outras escolas do estado e antes recebia o nome de “Projeto Escola Aberta”, o Dom Idílio participa há mais de cinco anos da iniciativa e desde o seu principio já passaram mais de 800 alunos pelas oficinas que são trabalhadas nos eixos de: cultura, esportes e formação profissional.

    O projeto é bastante interessante e podem participar dele não só os alunos da escola, mas também estudantes de outras unidades de ensino, pais e a comunidade em geral. A participação em todas as atividades é gratuita e acontece sempre aos sábados com os seguintes horários:

     

    Começando ás 8:00 horas - Oficinas de Dança, Flauta, Culinária e Informática; às 11:00 horas iniciam-se as oficinas de Futsal e Xadrez e às 15:00 horas a oficina de Capoeira.

     

    O projeto apresenta uma importante ação de fortalecimento da cultura e do esporte para criança, jovens, adultos e idosos com aulas bastante dinâmicas onde toda a comunidade pode se fazer presente. Para participar basta ir até a escola e se inscrever gratuitamente aos sábados.

    Escola Estadual Dom Idílio José Soares, Av. Fernando Bezerra, centro, Ouricuri-PE.

    POR: Nélson Pereira de Sá Júnior (Júnior Baladeira)

  • 15/04/2015 15:26

    Santa Cruz, Santa Filomena e Ouricuri iniciam terceira rodada de orientações sobre os Planos Municipais de Educação

    O município de Santa Cruz sediou hoje (15) o encontro que deu início à terceira rodada de orientações técnicas para a construção dos planos municipais de educação das cidades do Sertão do Araripe Pernambucano. A reunião ocorreu na sede da Secretaria de Educação e contou com a presença da professora Vilma Bezerra, representando o MEC e a UNDIME, a qual está designada para fornecer as orientações técnicas e realizar o acompanhamento da construção ou adequação dos planos nas cidades da região.

     

    Além da secretária de educação de Santa Cruz, Graça Meneses, estiveram presentes a secretária de educação do município de Santa Filomena, Noélia Rodrigues, e membros das referidas secretarias e de outros órgãos e departamentos, os quais compõem as equipes técnicas indicadas pelas prefeituras para construção e/ou adequação dos planos em seus respectivos municípios.

    Com o advento da aprovação do novo Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2014), por meio da Lei nº 10.005, de 24 de junho de 2014, os municípios terão que construir os seus respectivos planos municipais de educação até o prazo máximo de um ano a partir da vigência do PNE, ou seja, até o dia 24 de junho do corrente ano, um prazo que tem deixado as secretarias de educação inquietas e correndo contra o tempo para criar ou adequar seus planos sob a ótica do novo PNE.

     

    Os municípios devem elaborar um diagnóstico da educação local e propor as metas que desejam alcançar durante a vigência dos seus planos decenais, com as devidas estratégias. Após o diagnóstico, o documento base deve ser levado para o campo do debate com a sociedade e, depois de sua aprovação, tramitar nas câmaras de vereadores até a aprovação do projeto de lei e a sanção dos prefeitos.

     

    Os encontros seguem amanhã (16), atendendo a cidades de Bodocó, Exu e Granito e dia 17 com os municípios de Trindade, Ipubi e Araripina.

     

    POR: Humberto Lacerda

  • 13/04/2015 21:35

    Curso do SEBRAE forma Empreendedores Culturais em Ouricuri

    Entre os dias 06 e 10 de abril de 2015 ocorreu na cidade de Ouricuri o primeiro curso de EMPREENDEDOR CULTURAL. A atividade foi realizada pelo SEBRAE, unidade Araripina, em parceria com a CDL Ouricuri.

     

    Essa atividade faz parte do projeto “Empreender e Acolher no Araripe”, que é desenvolvido em nove cidades da região desde o inicio de 2014.  A iniciativa que o SEBRAE desenvolve junto com os municípios visa desenvolver o turismo na região do Araripe e para que isso ocorra com mais eficácia uma das áreas em que há a necessidade de desenvolver novas iniciativas é justamente a Cultura, ponto tão importante para o desenvolvimento de uma cidade.

     

    No curso, participaram artistas de várias áreas que puderam aprender desde a preparação de metas ao estabelecimento de planos de trabalhos, passando por diversas temáticas importantes na produção cultural.

     

    O Sertão do Araripe é uma região que possui uma grande capacidade artística, mas que precisa organizar mais sua estrutura e fortalecer o conhecimento de técnicas de mercado e produção junto aos artistas para que os mesmos possam desenvolver seus trabalhos individuais, bem como fortalecer a cadeia cultural de uma maneira mais ampla.

     

    Outras atividades serão desenvolvidas pelo SEBRAE nas próximas semanas com o objetivo de continuar fortalecendo a Cultura da região do Araripe, bem como desaguar na grande cadeia do Turismo para que nossa região possa ser mais representativa em todo o Nordeste.    

     

    POR: Júnior Baladeira

    FOTO: Hércules Félix (Hércules Produções)

  • 13/04/2015 21:20

    FNDE promove encontro de conselheiros e nutricionistas do Programa Nacional de Alimentação Escolar em maio

    O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) realizará, no dia 12 de maio, o "Encontro de Conselheiros e Nutricionistas do Programa Nacional da Alimentação Escolar - Pnae". O evento está previsto para acontecer de 9 horas às 17 horas, na sede do FNDE, em Brasília (DF). 

     

    O objetivo da ação é capacitar conselheiros de alimentação escolar e nutricionistas vinculados ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) quanto às atividades referentes aos envolvidos no processo. Serão abordados assuntos como: importância das atribuições do Conselho de Alimentação Escolar no controle social do Pnae; aquisição de gêneros alimentícios (por licitação e por chamada pública); educação alimentar e nutricional; aspectos de higiene e saúde; e elaboração do parecer conclusivo sobre as prestações de contas da execução do Pnae nas entidades executoras.

     

    As inscrições já estão abertas e devem ser realizadas por meio da plataforma e-FNDE. Para facilitar o processo de inscrição, a equipe do FNDE preparou um tutorial. Clique aqui para acessá-lo.

     

    Informações: (61) 2022-5451 ou (61) 2022-5931

    Autor: Undime com informações do FNDE

  • 30/03/2015 20:01

    Consultor do SEBRAE visita a SEDUC Santa Filomena para oferta de curso sobre Empreendedorismo no Ensino Fundamental

    A Secretaria de Educação de Santa Filomena (PE) recebeu hoje a visita do Consultor do SEBRAE Pernambuco, Jorge Roseno, para a oferta do programa Jovem Empreendedor Primeiros Passos (JEPP). O encontro ocorreu na sede da secretaria e contou com a presença da secretária Noélia Rodrigues, além da diretora de ensino Elizete Brito, do presidente do Conselho Municipal de Educação, Humberto Lacerda, da coordenadora municipal da Educação Inclusiva, Lucineide Vieira, da coordenadora municipal do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), Juglandeia Teixeira, da coordenadora municipal do programa Alfabetizar com Sucesso, Socorro Lopes, da coordenadora das escolas do campo, Isabel Cristina e do agente de desenvolvimento local, Cleriston Ferreira.

     

    A proposta é trabalhar o Empreendedorismo nas turmas do Ensino Fundamental do 1º ao 9º Anos. Para cada turma, serão trabalhados conteúdos diferentes que culminarão em um grande evento ao final do curso. Os professores receberão formação específica para articular as disciplinas regulares junto à proposta do programa. Santa Filomena deverá ser a pioneira no Estado de Pernambuco a receber o JEPP.

     

    Sobre o curso:

     

    A educação empreendedora proposta pelo Sebrae para o ensino fundamental incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade. A ideia é a de que a educação deve atuar como transformadora desse sujeito e incentivá-lo à quebra de paradigmas e ao desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores.

     

    A solução educacional do Sebrae para esta etapa da Educação Básica é o curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP, destinado a fomentar a educação e a cultura empreendedora. O curso procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender e o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gerência da própria vida (pessoal, profissional e social).

     

    Essa visão vai ao encontro dos quatro pilares da educação propostos pela Unesco:

     

    • Aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos;
    • Aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente;
    • Aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas;
    • Aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes.

     

    Dessa forma, a solução, aliada a um ambiente propício à aprendizagem, favorece o envolvimento dos jovens estudantes no próprio ato de fazer, pensar e aprender. Essas são características fundamentais dos comportamentos empreendedores, nos quais o estudante e o grupo em que está inserido reconhecem que suas contribuições são importantes e valorizadas.

     

    Com a proposta pedagógica do JEPP para cada ano do ensino fundamental, por meio de atividades lúdicas, o ambiente da aprendizagem sensibiliza os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras.

     

    Como funciona:

     

    A solução educacional Jovens Empreendedores Primeiros Passos - JEPP é composta por nove cursos, um para cada um dos nove anos do ensino fundamental:

    1º ano: O mundo das ervas aromáticas

    Duração: 26 horas de aplicação com os estudantes.

    2º ano: Temperos naturais

    Duração: 24 horas de aplicação com os estudantes.

    3º ano: Oficina de brinquedos ecológicos

    Duração: 26 horas de aplicação com os estudantes.

    4º ano: Locadora de produtos

    Duração: 22 horas de aplicação com os estudantes.

     5º ano: Sabores de cores

    Duração: 22 horas de aplicação com os estudantes.

    6º ano: Ecopapelaria

    Duração: 30 horas de aplicação com os estudantes.

    7º ano: Artesanato sustentável

    Duração: 30 horas de aplicação com os estudantes.

    8º ano: Empreendedorismo social

    Duração: 30 horas de aplicação com os estudantes.

    9º ano: Novas ideias, grandes negócios

    Duração: 25 horas de aplicação com os estudantes.

     

    POR: Humberto Lacerda/SEBRAE

Todos os artigos

Itens: 61 - 70 de 160
<< 5 | 6 | 7 | 8 | 9 >>

Newsletter

Assine a nossa newsletter, e receba as atualizações em seu email:

Contate-nos

Enquete

Entre os estudos na modalidade à distância ou nos institutos de finais de semana, qual você optaria?

Total de votos: 40

Minhas Páginas

Itens: 1 - 10 de 12
1 | 2 >>

Parceiros

© 2013 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode