Consultor do SEBRAE visita a SEDUC Santa Filomena para oferta de curso sobre Empreendedorismo no Ensino Fundamental

30/03/2015 20:01

A Secretaria de Educação de Santa Filomena (PE) recebeu hoje a visita do Consultor do SEBRAE Pernambuco, Jorge Roseno, para a oferta do programa Jovem Empreendedor Primeiros Passos (JEPP). O encontro ocorreu na sede da secretaria e contou com a presença da secretária Noélia Rodrigues, além da diretora de ensino Elizete Brito, do presidente do Conselho Municipal de Educação, Humberto Lacerda, da coordenadora municipal da Educação Inclusiva, Lucineide Vieira, da coordenadora municipal do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), Juglandeia Teixeira, da coordenadora municipal do programa Alfabetizar com Sucesso, Socorro Lopes, da coordenadora das escolas do campo, Isabel Cristina e do agente de desenvolvimento local, Cleriston Ferreira.

 

A proposta é trabalhar o Empreendedorismo nas turmas do Ensino Fundamental do 1º ao 9º Anos. Para cada turma, serão trabalhados conteúdos diferentes que culminarão em um grande evento ao final do curso. Os professores receberão formação específica para articular as disciplinas regulares junto à proposta do programa. Santa Filomena deverá ser a pioneira no Estado de Pernambuco a receber o JEPP.

 

Sobre o curso:

 

A educação empreendedora proposta pelo Sebrae para o ensino fundamental incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade. A ideia é a de que a educação deve atuar como transformadora desse sujeito e incentivá-lo à quebra de paradigmas e ao desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores.

 

A solução educacional do Sebrae para esta etapa da Educação Básica é o curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP, destinado a fomentar a educação e a cultura empreendedora. O curso procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender e o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gerência da própria vida (pessoal, profissional e social).

 

Essa visão vai ao encontro dos quatro pilares da educação propostos pela Unesco:

 

  • Aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos;
  • Aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente;
  • Aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas;
  • Aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes.

 

Dessa forma, a solução, aliada a um ambiente propício à aprendizagem, favorece o envolvimento dos jovens estudantes no próprio ato de fazer, pensar e aprender. Essas são características fundamentais dos comportamentos empreendedores, nos quais o estudante e o grupo em que está inserido reconhecem que suas contribuições são importantes e valorizadas.

 

Com a proposta pedagógica do JEPP para cada ano do ensino fundamental, por meio de atividades lúdicas, o ambiente da aprendizagem sensibiliza os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras.

 

Como funciona:

 

A solução educacional Jovens Empreendedores Primeiros Passos - JEPP é composta por nove cursos, um para cada um dos nove anos do ensino fundamental:

1º ano: O mundo das ervas aromáticas

Duração: 26 horas de aplicação com os estudantes.

2º ano: Temperos naturais

Duração: 24 horas de aplicação com os estudantes.

3º ano: Oficina de brinquedos ecológicos

Duração: 26 horas de aplicação com os estudantes.

4º ano: Locadora de produtos

Duração: 22 horas de aplicação com os estudantes.

 5º ano: Sabores de cores

Duração: 22 horas de aplicação com os estudantes.

6º ano: Ecopapelaria

Duração: 30 horas de aplicação com os estudantes.

7º ano: Artesanato sustentável

Duração: 30 horas de aplicação com os estudantes.

8º ano: Empreendedorismo social

Duração: 30 horas de aplicação com os estudantes.

9º ano: Novas ideias, grandes negócios

Duração: 25 horas de aplicação com os estudantes.

 

POR: Humberto Lacerda/SEBRAE

Voltar

Deixe seu comentário:

  • Data: 25/08/2015 De: joselma oliveira da cruz lima

    Assunto: oferta e procura da qualificação profissional

    Humberto pesso por gentileza se possivel me envie aquele levantamento que foi feito na formação que voce e Humildes ministraram sobre a educação do municipio, ontem e hoje, essa é minha linha de pesquisa do mestrado, preciso urgente desses dados. obrigado Delma.
    pode enviar para meu email: delma_1969@yahoo.com.br

    Responder

Novo comentário

© 2013 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátis

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!