Página inicial

  • 16/05/2015 23:36

    Santa Filomena inaugura Centro de Inclusão Produtiva, com base no gesso

    Foi inaugurado neste sábado (16) o Centro de Inclusão Produtiva na cidade de Santa Filomena (PE). O gesso é o produto em destaque e vem agregado nas ações do programa Pernambuco no Batente. A atividade teve a presença de secretários municipais, professores, da coordenadora Jeovanna Saldanha e de alunos da sede e do Distrito do Socorro, os quais tiveram a oportunidade de conhecer de perto os maquinários com tecnologia avançada e todo o processo de criação de placas de gesso, com orientações de professores qualificados e especialistas da área.

    O programa, no município, é oriundo da parceria entre o Governo de Pernambuco e a Prefeitura de Santa Filomena. Para o secretário municipal de administração, Horácio de Melo Sobrinho (ex-prefeito de Ouricuri), que esteve representando o prefeito Gildevan Melo (o qual estava cumprindo agenda intensa na área rural), o momento é ímpar na história do município, oportunizando o empreendedorismo e potencializando a economia local. A secretária municipal da assistência social, Liliane Benício, que está liderando todo o processo do programa no município, salientou a motivação que percebeu nos alunos participantes e a grande expectativa para as próximas ações.

     

    O PROGRAMA

     

    Criado desde 2007, o Programa de Inclusão Produtiva PE no Batente é um programa estratégico do Governo do Estado, que é Meta prioritária, vêm desenvolvendo competências sociais e técnicas, para inserção no mundo do trabalho, conforme previsto no Conselho Nacional da Assistência Social -  CNAS, estabelecida na Resolução CNAS n º 33/2011, de pessoas em situação de vulnerabilidade/risco social, pobreza e extrema pobreza, com deficiência, egressos e participantes do Programa Atitude.

    O Programa PE no Batente atualmente contempla 51 municípios do Estado, atendendo as 12 Regiões de Desenvolvimento- RDs, e está aportado sob a PORTARIA SEDSDH nº 154, de 02 de julho de 2014.

    Objetivando a geração de renda e incentivando o empreendedorismo, com base nas diretrizes da economia solidária, a execução deste programa nos municípios é acompanhada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, por intermédio da Secretaria Executiva de Assistência Social- SEAS- Gerência de Proteção Social Básica- GPSB.

     

    POR: Humberto Lacerda

  • 12/05/2015 09:55

    Ouricuri sediará Seminário Regional DESTINO PE

    Ouricuri receberá, neste dia 20 de maio, o Seminário DESTINO PE. O evento será realizado na sede da IX Gerência Regional de Saúde (IX GERES), a partir das 08:30h. A expectativa é de grande público, desde representantes de governo a sociedade civil organizada e entidades do terceiro setor.

     

    No Sertão do Araripe Pernambucano, já existe uma articulação liderada pelo SEBRAE - Unidade Araripina, no sentido de desenvolver o turismo na região, juntamente com a parceria governamental nos municípios do Araripe, através do projeto Empreender e Acolher no Araripe.

     

    O SEMINÁRIO

     

    Em uma ação inédita na atividade turística estadual, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco – Governador Eduardo Campos (Empetur), irá percorrer todas as regiões do Estado para conhecer o atual cenário da atividade em Pernambuco. O encontro com dirigentes, secretários de Turismo e empresários do segmento servirá para perceber as dificuldades enfrentadas por cada município e quais as perspectivas de desenvolvimento; qual o atrativo turístico que mais atrai fluxo de visitantes em cada cidade; e como estão acontecendo os investimentos públicos e privados em cada localidade.

     

    O “Seminário Destino PE” visa também, de forma conjunta, encontrar soluções que possibilitem acelerar o desenvolvimento nos municípios e regiões. Os encontros irão acontecer em 13 municípios pernambucanos, do Sertão ao Litoral (Petrolina, Ouricuri, Floresta, Gravatá, Pesqueira, Garanhuns, Fernando de Noronha, Triunfo, Afogados da Ingazeira, Tamandaré, Nazaré da Mata, Itamaracá e Recife), entre os dias 19 de maio e 3 de julho. “As 13 cidades foram escolhidas pela localização geográfica e infraestrutura de apoio turístico que oferecem, porém, os representantes de todos os municípios do Estado poderão participar dos seminários. A ideia é que todos os municípios de Pernambuco participem”, destaca o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras.

     

    Os participantes irão passar, para os técnicos da Empetur, informações de cada município sobre temas específicos, como estrutura básica e de apoio; organização da cadeia produtiva do turismo; recursos e atrativos turísticos; sensibilização e capacitação dos recursos humanos; gestão pública do turismo; e ações de esportes. No fim do encontro, os dados obtidos em cada seminário serão coletados e sistematizados por uma consultoria contratada para efetuar a análise. “O relatório final subsidiará o planejamento e as propostas de ação da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer”, destaca Felipe Carreras.

     

    POR: Sec. de Turismo/PE

    INTRODUÇÃO: Humberto Lacerda

     

    CONFIRA O CARTAZ:


     

  • 12/05/2015 09:45

    Divulgadas as datas da Semana de Ação Mundial 2015: 21 a 27 de junho

    A SAM é uma iniciativa da Campanha Global pela Educação (CGE) e acontece em mais de 100 países, desde 2003. No ano de 2015, o mote internacional da SAM será o “Balanço do Programa Educação para Todos (EPT) e Proposição para o pós-2015” e a Semana será realizada de 26 de abril a 2 de maio, no mesmo período em que acontecerá o Fórum Mundial de Educação, na Coreia do Sul.

     

    No Brasil, a SAM 2015 acontecerá entre os dias 21 e 27 de junho – lembrando que em 25 de junho de 2014 foi sancionada a Lei 13.005/2014, que trata do PNE para os próximos 10 anos. Assim, o tema será contextualizado com a discussão em torno do primeiro ano de implementação do PNE.  O objetivo é fazer uma grande pressão internacional sobre líderes e políticos para que cumpram os tratados e as leis nacionais e internacionais, no sentido de garantir educação pública, gratuita, e de qualidade para todas e todos.

     

    Entre os assuntos que serão discutidos, destacam-se os eixos centrais:

    • Custo Aluno Qualidade Inicial (CAQi) e Custo Aluno Qualidade (CAQ)
    • Elaboração dos Planos Estaduais e Municipais de Educação
    • Lei de Responsabilidade Educacional
    • Sistema Nacional de Educação
    • Gestão Democrática da Educação
    • Plano de Carreira para os profissionais da educação
    • Política Nacional de Formação dos profissionais da educação

     

    Educação para Todos (EPT)

    As novas metas devem ser aprovadas no Fórum Mundial de Educação, em maio de 2015, na Coreia do Sul. Assim, além de pautar o PNE, a Campanha terá o estratégico papel de atuar na incidência direta no Fórum, como também de trazer para o cenário nacional os seus desdobramentos por meio da realização da Semana de Ação Mundial no Brasil.

     

    O programa EPT foi firmado por 164 Estados, inclusive o Brasil, durante a Cúpula Mundial de Educação, em Dakar (2000). Seu objetivo é assegurar a todas as crianças, jovens e adultos o direito à educação. No Brasil, o “Balanço do Programa EPT e a Proposição de novas metas para o período pós-2015” representa uma grande oportunidade para discutir e, mais que isso, garantir a implementação do novo PNE e de outras legislações que já normatizam o direito à educação no País de forma bastante avançada.

     

    Como participar da SAM 2015?

    Qualquer pessoa, grupo ou organização pode participar da SAM, discutindo o tema e realizando atividades em creches, escolas, universidades, sindicatos, praças, bibliotecas, conselhos, e secretarias, envolvendo tod@s os que se interessam pela defesa da educação pública, gratuita, e de qualidade no Brasil.

     

    Para solicitar os materiais, basta preencher o formulário neste link:

    https://docs.google.com/forms/d/1DDnNoAxC1aSnQXaTS9ueywyD6U1jQWbRcweb8fzG9YA/viewform

  • 10/05/2015 19:13

    Semana de Conscientização Turística de Santa Filomena começa no dia 20: veja a PROGRAMAÇÃO

    Durante os dias 20, 21 e 22 de maio será realizada a Semana de Conscientização Turística de Santa Filomena/PE. A ação é desenvolvida pelo SEBRAE, em parceria com a Prefeitura e está contemplada no Projeto EMPREENDER E ACOLHER NO ARARIPE, que trata do desenvilvomento do turismo no Sertão do Araripe Pernambucano. Serão realizadas diversas palestras com foco na cadeia produtiva do turismo, contemplando públicos como empresários, professores, artesãos e sociedade em geral.

     

    As atividades serão realizadas em stands do SEBRAE.

     

    Confira:

     

  • 06/05/2015 16:28

    Santa Filomena apresenta o Plano de Ação junto ao SEBRAE

    Ocorreu ontem (05) uma reunião entre representantes da prefeitura de Santa Filomena e consultores do SEBRAE/PE, na sede da Secretaria Municipal da Assistência Social. O encontro contou com a participação dos Agentes de Desenvolvimento Local (ADL’s), Cleriston Ferreira e Damares Bezerra, bem como das consultoras Sônia Jerônimo e Jaqueline Freire, além dos secretários Rivaldino Reis (agricultura), Pollyana Amaral (saúde), Gildene Melo (governo), Noélia Rodrigues (educação), Maurício Figueredo (obras e urbanismo) e Liliane Benício (assistência social) e outros representantes da prefeitura e órgãos relacionados, como Humildes Feitosa (gabinete), Renilda Vieira (projetos e convênios), Eduardo Melo (jurídico) e Humberto Lacerda (conselho da educação e comitê regional de turismo).  

     

    O momento foi de apresentação do plano de ação, que foi construído pelos ADL’s locais com o apoio da prefeitura, bem como para fazer um balanço sobre a implantação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (que foi regulamentada em 2006). Através da lei, os empreendedores individuais cadastrados passam a gozar dos direitos e garantias sociais do Governo.

     

    Em Santa Filomena já foram realizadas várias ações especialmente junto aos empreendedores de pequenos negócios, tais como palestras, oficinas e formalização das micro e pequenas empresas, atividades estas coordenadas pelo ADL Cleriston Ferreira (que agora conta com o apoio da nova ADL Damares Bezerra) e dos consultores designados pelo SEBRAE Pernambuco. A prefeitura irá abrir uma sala específica para atender às demandas locais, com informações estratégicas para o desenvolvimento da cadeia econômica e produtiva do município.

     

    Nos próximos dias 20, 21 e 22 de maio, o SEBRAE, em parceria com a prefeitura, estará realizando diversas ações, a exemplo da Semana de Conscientização Turística de Santa Filomena e as oficinas voltadas aos empreendedores locais, com temáticas variadas voltadas ao comércio e outras áreas afins.

     

    AUTOR: Humberto Lacerda

  • 05/05/2015 22:25

    Santa Filomena (PE): Abertas inscrições para o processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar para o mandado 2016-2019

    O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) de Santa Filomena/PE publicou no último dia 30/04 o Edital nº 01/2015, que estabelece as regras para o processo de escolha em data unificada dos membros do Conselho Tutelar para o quadriênio 2016-2019.

     

    Em razão das alterações introduzidas pela Lei Federal nº 12.692/2012, o processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar se dará em data unificada em todo o território nacional, no ano seguinte ao da eleição para Presidente da República. No caso, como houve eleição presidencial em 2014, a eleição para o conselho tutelar será nesse ano de 2015, no primeiro domingo de outubro, sendo os eleitos empossados na data de 10 de janeiro de 2016.

     

    As inscrições estão abertas desde o dia 30 de abril de 2015, estendendo-se até o dia 20 de maio de 2015, no período das 08:00 às 13:00, na sede do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, situada na “Casa dos Conselhos” - Rodovia PE-625, s/n, Centro, Santa Filomena/PE, CEP 56.210-000.

     

    DO CONSELHO TUTELAR

     

    O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos na Lei nº 8.069/1990 e suas alterações posteriores, notadamente da Lei nº 12.696/2012.

     

    É composto por 05 (cinco) membros, e igual número de suplentes, que serão escolhidos pela população local para mandato de 04 (quatro) anos, permitida uma recondução, mediante novo processo de escolha.

     

    Pelo exercício da função de membro do Conselho Tutelar, será atribuída remuneração mensal de R$ 788,00 (setecentos e oitenta e oito reais).

     

    POR: Ascom

  • 05/05/2015 22:09

    Univasf abre concurso com 15 vagas para professores efetivos

    A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está com inscrições abertas para Concurso Público para Professor da Carreira de Magistério Superior. Há 15 vagas abertas para os Campi de Petrolina (PE), Juazeiro e Senhor do Bonfim (BA) e São Raimundo Nonato (PI). Os aprovados serão lotados nos Colegiados Acadêmicos de Engenharia Elétrica, Ciências Farmacêuticas, Ciências da Natureza, Geografia, Ecologia, Medicina e Educação Física, conforme o Edital N° 19/2015.

    As inscrições podem ser realizadas até 21 de maio, exclusivamente pelo site de
    Concursos da Univasf. O valor da taxa de inscrição varia de R$ 140 a R$ 200. A solicitação da isenção da taxa de inscrição pode ser realizada até as 18h de quinta-feira (7). As vagas abertas são para Classe Assistente A e Classe Adjunto A, nível I, com regimes de trabalho de 20 horas e de Dedicação Exclusiva (DE). O vencimento básico varia de R$ 2.018,77 a R$ 4.014,00.

    O concurso será composto por prova escrita, prova de aptidão didática, prova de defesa de memorial e prova de títulos. A prova escrita está prevista para 12 de junho e poderá ser realizada nos Campi Petrolina Sede (PE) e/ou Juazeiro (BA). Local e horário exatos serão divulgados a partir de 3 junho pelo site de Concursos. Outras informações estão disponíveis no Edital N° 19/2015, no link abaixo.

     

    https://www.univasf.edu.br/temp/arquivo-n2661_1.pdf

     

    POR: Renata Freitas

    Assessoria de Comunicação

  • 05/05/2015 20:45

    Ouricuri realiza a VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

    No dia 08 de maio será realizada a VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Ouricuri. O evento é uma ação conjunta através da Secretaria Municipal da Assistência Social e do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), e será realizado na Escola Estadual São Sebastião (EREM), com início às 07:30 horas com o credenciamento dos participantes.

     

    A conferência terá como palestra magna: Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – Fortalecendo o Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente. O palestrante será o Coordenador do Centro Dom Helder Câmara de Estudos e ação Social, José Ricardo Oliveira.

     

    O evento, que tem caráter de política pública de proteção à criança e ao adolescente, conta com apoio intersetorial da rede de garantia de direitos e órgãos vinculados, a exemplo do CREAS Regional (Centro de Referência Especializado em Assistência Social) e NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), bem como das secretarias municipais de educação e saúde.

     

    Serão, ao todo, nove salas temáticas, que contemplarão vários eixos e diretrizes, nas quais serão discutidas e construídas de forma coletiva as estratégias específicas para cada tipo de objetivo a ser consolidado no documento final.

     

    Na ocasião, será também apresentado a público o recém-construído Plano Municipal da Primeira Infância, que foi totalmente elaborado por servidores do município, o qual se trata de um plano decenal.

     

    Para o professor Joabe dos Santos Oliveira, presidente do COMDICA, o momento é da mais alta relevância para a discussão e construção democrática de políticas públicas para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes, especialmente daquelas que se encontram em situações de risco e vulnerabilidade: “Estamos vivenciando um momento muito fértil para a construção coletiva de políticas públicas que possam garantir um futuro melhor para as crianças e jovens de hoje, que serão os protagonistas da sociedade em um futuro bem próximo. A participação popular na formulação destas políticas é fundamental.”, destaca.

     

    AUTOR: Humberto Lacerda

     

  • 30/04/2015 22:11

    IF Sertão Câmpus Ouricuri certifica 150 jovens de nove municípios do Sertão de Pernambuco

    O  câmpus Ouricuri do IF Sertão-PE certificou, nesta quarta-feira (29), 150 jovens dos municípios de Ouricuri, Santa Filomena, Exu, Flores, Santa Cruz da Baixa Verde, Araripina, Granito, Parnamirim e Serra Tahada, que concluíram o curso de Captação e Manejo de Água oferecido na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC) através do Projeto Escola das Águas pelo Centro de Habilitação e Apoio ao Pequeno Agricultor do Araripe (Chapada) em parceira com a instituição de ensino.

     

    A mesa coordenadora da certificação foi composta pelo diretor geral do câmpus Ouricuri, o professor Jean Carlos, pela coordenadora do Projeto Escola das Águas, Valéria Landim, pelo vereador de Ouricuri, Everaldo Valério, pela secretária de Educação de Santa Filomena, Noélia Rodrigues, pelo representante do prefeito de Ouricuri, Agripino Vieira, pela representante da ONG Caatinga, Lana Fernandes, e pelo vice-presidente da ONG Cecor e presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Serra Talhada, Flaviano Marcos.

     

    O professor Jean Carlos foi o primeiro a discursar. O docente agradeceu os alunos e os parceiros por acreditarem na instituição de ensino e aconselhou aos jovens: “ A única mola que angaria melhorias na nossa vida é a educação. Parabéns por terem concluído o curso com êxito e não parem nele. Continuem buscando a qualificação profissional”.

     

    A representante do Chapada, Valéria Landim, reforçou os objetivos Projeto Escolas da Águas. “ O projeto tem o intuito de qualificar profissionalmente os jovens para que  pudessem, por escolha própria, trabalhar como técnicos do campo nas áreas de convivência com o Semiárido, na agroecologia e se inserir no mercado de trabalho”, afirmou.

     

    O formando Jonas Deyvid resumiu o sentimento dos estudantes. “ Tivemos vários motivos para fazer o curso. Desde o início do projeto, a cada etapa terminada ,todos ficamos com expectativa para os módulos práticos que se concretizaram na construção das tecnologias”, contou.

     

    O curso de Captação e Manejo de Água  teve cinco módulos e uma carga horária de 200 horas. Ele faz parte do Projeto Escola das Águas desenvolvido pelo Chapada e em parceira com Centro de Assessoria e Apoio aos Trabalhadores e Instituições Não Governamentais Alternativas (Caatinga), com o Centro de Educação Comunitária Rural (Cecor) e com o câmpus Ouricuri e tem o patrocínio da Petrobras.

     

    POR: Felipe Piauilino/Ascom

     

    FOTOS: Humberto Lacerda

     

     

  • 28/04/2015 23:36

    Visita Técnica do SEBRAE e representantes do Araripe à AREIA (PB) foi um sucesso

    ACIMA: Jornalista e Blogueira Ana Abrantes (Ipubi), Daniel Torres (Sec. de Meio Ambiente - Ipubi), Juca Sá 9Sec. Educação, Cultura e Desporto - Trindade) e Humberto Lacerda (Professor/Historiador, Pres. do Conselho de Educação - Santa Filomena)

     

    Durante os dias 25 e 26 de abril de 2015, o SEBRAE/PE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, realizou uma visita técnica com foco no Turismo de Experiência, na cidade de Areia (PB). Junto com o SEBRAE, participaram representantes de Governo de municípios do Sertão do Araripe Pernambucano, além de empresários, potenciais empreendedores e equipe da imprensa araripeana.

     

    O objetivo da chamada Missão Técnica foi vivenciar in loco as experiências de sucesso dos equipamentos turísticos da cidade paraibana, desde os meios de hospedagem (hotéis) até os restaurantes, prédios históricos, eventos e outros espaços, com vistas a fomentar reflexões, motivações e tomadas de atitudes empreendedoras com foco no turismo como cadeia produtiva.

     

    A equipe de consultores do SEBRAE/PE, liderados pela Coordenadora de Turismo, Território e Cidadania, Rossana Webster Trajano (SEBRAE Araripina), contava com os consultores Jorge Roseno e Jaqueline Freire. Juntos a eles, estavam lideranças dos municípios do Sertão do Araripe, tais como secretários, empresários e articuladores dos municípios.

     

    A proposta é que os participantes da missão possam ser multiplicadores das experiências vivenciadas junto aos munícipes das cidades que estiveram representadas, incentivando a prática do empreendedorismo.

     

    A CIDADE

    Areia localiza-se a 130km da capital paraibana João Pessoa. Faz parte das cidades que compõem a estação do frio, a 600 metros de altitude e rodeada por montanhas. Algo que se destaca no sentido turístico é que Areia, além de seus recursos físico-naturais, possui uma grande rede de articulação e parcerias para desenvolver as atividades de turismo, contando com pousadas e restaurantes com estrutura e acolhimento diferenciados, clima agradável, história peculiar, casarios antigos e bem preservados, universidade federal, colégio de freiras, entre outros recursos. A cidade recebe um grande investimento por parte da iniciativa privada, bem como acolhe universitários e pesquisadores de vários Estados e até da Europa, como franceses e espanhóis, que vem a Areia realizar estudos na área de Turismo.

     

    MUSEU CASA DE PEDRO AMÉRICO

    O filho ilustre da cidade, Pedro Américo, foi um pintor brasileiro do Segundo Império. Foi o autor da obra-prima “O Grito do Ipiranga”, quadro histórico da arte nacional, que atualmente encontra-se no Museu Nacional sob guarda do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Retratou também em suas telas “A Guerra do Paraguai”, obra extremamente rica em detalhes. Pedro era especialista em desenhar cavalos e provavelmente por conta desta especialidade resolveu se dedicar a pinturas que os contemplassem em seus desenhos. Hoje, a casa guarda alguns objetos por ele utilizados, como pincéis, por exemplo.

     

    RESTAURANTES

    Algo que chama muito a atenção em Areia é a rede de restaurantes no estilo rústico. A poucos quilômetros do centro da cidade encontra-se o Restaurante Vó Maria, na comunidade Chã do Jardim. Lá a preocupação com os mínimos detalhes chama a atenção de quem visita o empreendimento. Desde o porta-talheres, colorido e coberto em artesanato com palha de bananeira, até a sobremesa, em que o doce é servido em um mini caldeirão. São detalhes que agradam e encantam os clientes. Além disto, o suco é feito com a polpa de fruta do próprio local, além da venda de artesanato e a contemplação do pôr-do-sol acompanhado da bela voz da cantora Rejane Ribeiro. Junte tudo a uma boa comida feita em panelas de barro, um espaço coberto com várias redes para tirar uma boa soneca, um atendimento que preza pela satisfação do cliente e uma história de empreendedorismo marcante e motivadora. Este é o Restaurante Vó Maria, da grande líder e grande empreendedora Luciana Balbino.

    Ainda no quesito restaurantes, o Engenho Várzea do Coaty é outro local em que o turista vislumbra a experiência de saborear uma deliciosa comida no espaço onde funcionava uma antiga Casa de Farinha. Além disto, o visitante tem a oportunidade de conhecer a casa grande do engenho, um lugar repleto de histórias e arquitetura típica da época do açúcar. A receptividade da senhora Maísa é algo muito especial, é a excelência. Lá são realizadas oficinas diversas, como por exemplo a de fabricação do queijo coalho. É também possível realizar a prática do “pesque e solte”.

     

    CENTRO HISTÓRICO

    A cidade possui um conjunto arquitetônico que contempla prédios centenários onde hoje funcionam museus, igrejas e escolas tradicionais, como o Colégio Santa Rita - onde funciona a educação escolar básica e religiosa - e a Igreja Martriz de Nossa Senhora da Conceição, construída em 1813, além de um prédio onde existia uma forca e um casarão onde residiam escravos. Um espaço para o artesanato também é destaque na cidade – o Espaço da Arte, que contempla produtos artesanais de vários artistas dos diferentes segmentos do artesanato.

     

    ENGENHO TRIUNFO

    Construído em meio a uma linda história de amor do casal Antônio Augusto e Maria Júlia, em 1994, o engenho produz a Cachaça Triunfo. Com uma produção atual de 250 mil garrafas da cachaça, o engenho é um empreendimento sustentável com responsabilidade social. Aliando um sabor único da cachaça em tonéis de carvalho e de umburana de cheiro, o Engenho Triunfo fomenta a economia local, sendo uma marca registrada da cidade. A proprietária Maria Júlia faz questão de receber os visitantes com extrema simpatia e relatando a história de sucesso do empreendimento.

     

    POUSADA ACONCHEG’ART – O CASO LÊDA

    Com um nome bastante apropriado, a pousada oferece um espaço aconchegante e bastante acolhedor. Decorada com mosaicos, oferece entre seus serviços, além do fondue, um café-da-manhã acompanhado da bela voz da proprietária Lêda Maria, que ao som do violão canta e encanta os hóspedes. Um valor agregado que ela faz questão de manter a tradição.

    Assim, quem visita Areia nunca mais esquece. Cidade rica em cultura, história, belezas naturais, simpatia, singeleza e muitas atratividades, o município paraibano encanta os turistas de todo o Brasil e do exterior. 

     

    POR: Humberto Lacerda

    FOTOS: Humberto Lacerda/Ramírio Nunes/SEBRAE

Todos os artigos

Itens: 51 - 60 de 160
<< 4 | 5 | 6 | 7 | 8 >>

Newsletter

Assine a nossa newsletter, e receba as atualizações em seu email:

Contate-nos

Enquete

Entre os estudos na modalidade à distância ou nos institutos de finais de semana, qual você optaria?

Total de votos: 40

Minhas Páginas

Itens: 1 - 10 de 12
1 | 2 >>

Parceiros

© 2013 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode