Visita Técnica do SEBRAE e representantes do Araripe à AREIA (PB) foi um sucesso

28/04/2015 23:36

ACIMA: Jornalista e Blogueira Ana Abrantes (Ipubi), Daniel Torres (Sec. de Meio Ambiente - Ipubi), Juca Sá 9Sec. Educação, Cultura e Desporto - Trindade) e Humberto Lacerda (Professor/Historiador, Pres. do Conselho de Educação - Santa Filomena)

 

Durante os dias 25 e 26 de abril de 2015, o SEBRAE/PE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, realizou uma visita técnica com foco no Turismo de Experiência, na cidade de Areia (PB). Junto com o SEBRAE, participaram representantes de Governo de municípios do Sertão do Araripe Pernambucano, além de empresários, potenciais empreendedores e equipe da imprensa araripeana.

 

O objetivo da chamada Missão Técnica foi vivenciar in loco as experiências de sucesso dos equipamentos turísticos da cidade paraibana, desde os meios de hospedagem (hotéis) até os restaurantes, prédios históricos, eventos e outros espaços, com vistas a fomentar reflexões, motivações e tomadas de atitudes empreendedoras com foco no turismo como cadeia produtiva.

 

A equipe de consultores do SEBRAE/PE, liderados pela Coordenadora de Turismo, Território e Cidadania, Rossana Webster Trajano (SEBRAE Araripina), contava com os consultores Jorge Roseno e Jaqueline Freire. Juntos a eles, estavam lideranças dos municípios do Sertão do Araripe, tais como secretários, empresários e articuladores dos municípios.

 

A proposta é que os participantes da missão possam ser multiplicadores das experiências vivenciadas junto aos munícipes das cidades que estiveram representadas, incentivando a prática do empreendedorismo.

 

A CIDADE

Areia localiza-se a 130km da capital paraibana João Pessoa. Faz parte das cidades que compõem a estação do frio, a 600 metros de altitude e rodeada por montanhas. Algo que se destaca no sentido turístico é que Areia, além de seus recursos físico-naturais, possui uma grande rede de articulação e parcerias para desenvolver as atividades de turismo, contando com pousadas e restaurantes com estrutura e acolhimento diferenciados, clima agradável, história peculiar, casarios antigos e bem preservados, universidade federal, colégio de freiras, entre outros recursos. A cidade recebe um grande investimento por parte da iniciativa privada, bem como acolhe universitários e pesquisadores de vários Estados e até da Europa, como franceses e espanhóis, que vem a Areia realizar estudos na área de Turismo.

 

MUSEU CASA DE PEDRO AMÉRICO

O filho ilustre da cidade, Pedro Américo, foi um pintor brasileiro do Segundo Império. Foi o autor da obra-prima “O Grito do Ipiranga”, quadro histórico da arte nacional, que atualmente encontra-se no Museu Nacional sob guarda do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Retratou também em suas telas “A Guerra do Paraguai”, obra extremamente rica em detalhes. Pedro era especialista em desenhar cavalos e provavelmente por conta desta especialidade resolveu se dedicar a pinturas que os contemplassem em seus desenhos. Hoje, a casa guarda alguns objetos por ele utilizados, como pincéis, por exemplo.

 

RESTAURANTES

Algo que chama muito a atenção em Areia é a rede de restaurantes no estilo rústico. A poucos quilômetros do centro da cidade encontra-se o Restaurante Vó Maria, na comunidade Chã do Jardim. Lá a preocupação com os mínimos detalhes chama a atenção de quem visita o empreendimento. Desde o porta-talheres, colorido e coberto em artesanato com palha de bananeira, até a sobremesa, em que o doce é servido em um mini caldeirão. São detalhes que agradam e encantam os clientes. Além disto, o suco é feito com a polpa de fruta do próprio local, além da venda de artesanato e a contemplação do pôr-do-sol acompanhado da bela voz da cantora Rejane Ribeiro. Junte tudo a uma boa comida feita em panelas de barro, um espaço coberto com várias redes para tirar uma boa soneca, um atendimento que preza pela satisfação do cliente e uma história de empreendedorismo marcante e motivadora. Este é o Restaurante Vó Maria, da grande líder e grande empreendedora Luciana Balbino.

Ainda no quesito restaurantes, o Engenho Várzea do Coaty é outro local em que o turista vislumbra a experiência de saborear uma deliciosa comida no espaço onde funcionava uma antiga Casa de Farinha. Além disto, o visitante tem a oportunidade de conhecer a casa grande do engenho, um lugar repleto de histórias e arquitetura típica da época do açúcar. A receptividade da senhora Maísa é algo muito especial, é a excelência. Lá são realizadas oficinas diversas, como por exemplo a de fabricação do queijo coalho. É também possível realizar a prática do “pesque e solte”.

 

CENTRO HISTÓRICO

A cidade possui um conjunto arquitetônico que contempla prédios centenários onde hoje funcionam museus, igrejas e escolas tradicionais, como o Colégio Santa Rita - onde funciona a educação escolar básica e religiosa - e a Igreja Martriz de Nossa Senhora da Conceição, construída em 1813, além de um prédio onde existia uma forca e um casarão onde residiam escravos. Um espaço para o artesanato também é destaque na cidade – o Espaço da Arte, que contempla produtos artesanais de vários artistas dos diferentes segmentos do artesanato.

 

ENGENHO TRIUNFO

Construído em meio a uma linda história de amor do casal Antônio Augusto e Maria Júlia, em 1994, o engenho produz a Cachaça Triunfo. Com uma produção atual de 250 mil garrafas da cachaça, o engenho é um empreendimento sustentável com responsabilidade social. Aliando um sabor único da cachaça em tonéis de carvalho e de umburana de cheiro, o Engenho Triunfo fomenta a economia local, sendo uma marca registrada da cidade. A proprietária Maria Júlia faz questão de receber os visitantes com extrema simpatia e relatando a história de sucesso do empreendimento.

 

POUSADA ACONCHEG’ART – O CASO LÊDA

Com um nome bastante apropriado, a pousada oferece um espaço aconchegante e bastante acolhedor. Decorada com mosaicos, oferece entre seus serviços, além do fondue, um café-da-manhã acompanhado da bela voz da proprietária Lêda Maria, que ao som do violão canta e encanta os hóspedes. Um valor agregado que ela faz questão de manter a tradição.

Assim, quem visita Areia nunca mais esquece. Cidade rica em cultura, história, belezas naturais, simpatia, singeleza e muitas atratividades, o município paraibano encanta os turistas de todo o Brasil e do exterior. 

 

POR: Humberto Lacerda

FOTOS: Humberto Lacerda/Ramírio Nunes/SEBRAE

Voltar

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário encontrado.

Novo comentário

© 2013 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátis

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!