Página inicial

  • 01/06/2015 20:13

    Em agosto, Limoeiro (PE) sediará Bienal do Livro do Agreste

    No período de 12 a 16/08/2015, Limoeiro estará sediando a Bienal do Livro da Região Agreste. O evento homenageará o Professor Antônio Vilaça, pai do Ministro do TCU e Membro da Academia Brasileira de Letras, Marcus Vinícios Rodrigues Vilaça.

     

    Na ocasião, haverá stands de grandes livrarias, palestras com grandes nomes do cenário nacional, a exemplo de: Marcus Vinícios Rodrigues Vilaça, Laura Muller (Sexóloga), Celso Antunes, Maciel Melo (Escritor e Compositor), Raimundo Carrero (Escritor) e outros nomes a serem confirmados, além de música e contação de histórias.

     

    A organização desta Bienal está sendo efetuada pelo mesmo grupo que faz a Bienal do Recife e a Fliporto.

  • 01/06/2015 13:37

    Através do CISAPE, Santa Filomena recebe máquinas para perfuração de poço na Serra do Inácio

    No último final de semana de maio (30 e 31), Santa Filomena recebeu um grande maquinário para perfuração de poços através da parceria com o Consórcio Intermunicipal do Sertão do Araripe Pernambucano (CISAPE). Já no sábado à noite, as máquinas chegaram na sede do município, em carreata pelas ruas do centro da cidade.

     

    O conjunto de máquinas é composto por Container, Perfuratriz, Gerador e Combustor, com potencial para perfurar em média 600 metros, podendo ultrapassar esta profundidade e chegar aos 1000 metros. Os equipamentos permanecerão em Santa Filomena no intuito de perfurar um poço para beneficiar a comunidade da Serra do Inácio, que atualmente é abastecida por carros-pipa. A ação deverá favorecer toda a área da comunidade, que já contempla a construção em fase final de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e a reestruturação da Casa de Farinha.

    Para o prefeito Pedro Gildevan Coelho Melo, recém-eleito presidente do CISAPE, a ação vem em um momento de grandes perspectivas para o município, tendo em vista as obras que estão sendo executadas, a exemplo do estádio de futebol, hospital municipal, calçamentos, quadras poliesportivas, novo cemitério e outras ações.

     

    Junto ao prefeito, uma grande comitiva composta pelo secretário do CISAPE, Walder Ferreira (Dadinho), bem como os secretários Rivaldino Reis (Agricultura), Noélia Rodrigues (educação), Horácio de Melo (administração) e Maurício Figueiredo (infraestrutura) e vereadores da base aliada, Irmão Ediclécio, Geandro de Geni e Erinho de Cícero Henrique.

    A expectativa é muito grande por parte da comunidade, a qual já dispõe de uma escola municipal que atende as famílias locais, com oferta do ensino fundamental e extensão do ensino médio. Um poço com este potencial trará enormes benefícios para a população da Serra do Inácio e promete ser um “divisor de águas” no desenvolvimento da comunidade.

     

     

  • 01/06/2015 13:31

    Começa nesta segunda-feira a escolha dos livros didáticos para escolas do campo

    Começa nesta segunda-feira, 1º de junho, a escolha do Programa Nacional do Livro Didático do Campo (PNLD Campo 2016). Professores, diretores e coordenadores pedagógicos têm até o dia 15 de junho para selecionar as obras didáticas mais adequadas ao sistema pedagógico de cada rede de ensino.

     

    A escolha deve ser feita a partir de um processo democrático e participativo. Para isso, cada secretaria de educação precisa garantir a participação de todas as escolas públicas rurais e seus respectivos professores. Após essa reflexão coletiva, o responsável de cada secretaria deve fazer o registro da escolha no portal eletrônico do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

     

    Nesta edição do PNLD Campo, serão selecionadas coleções didáticas para alunos dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) com os seguintes componentes curriculares: letramento e alfabetização, alfabetização matemática, língua portuguesa, matemática, ciências, história, geografia e arte, além de livros com temáticas regionais.

     

    Para facilitar a escolha, está disponível no portal do FNDE o Guia do PNLD Campo 2016, que traz resenhas e avaliações das coleções e dos livros regionais aprovados para esta edição do programa, além de orientações sobre o processo, normas de conduta e impedimentos.

     

    Esta é a segunda vez que o FNDE vai distribuir material didático específico para estudantes de escolas do campo, com abordagem que considera a realidade social, cultural, ambiental, política e econômica dessa parcela da população. Nesta edição, serão beneficiados 2,6 milhões de estudantes de quase 60 mil escolas em todo o país.

     

    Autor: FNDE

    https://zip.net/bgrlXb

  • 01/06/2015 13:21

    Como deve ser a formação dos profissionais da educação no Brasil?

    Presidenta da Anfope, Helena de Freitas ressalta que efetivação da Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação exigirá intenso planejamento de gestores

     

    Devendo ser aprovada até o próximo dia 24 de junho, a Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação é uma das regulamentações previstas na meta 15 do Plano Nacional de Educação (PNE – Lei 13.005/14), sancionado pela presidenta Dilma Rousseff.

    helena_final1

    Para a professora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e presidenta da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (Anfope), Helena de Freitas, a política nacional vai exigir intenso planejamento dos gestores: “a partir dela, vai ser necessário se pensar quais professores deverão passar por formação inicial ou continuada, qual o caráter desta formação e quais serão as responsabilidades da escola e do poder público”.

     

    A presidenta da Anfope defendeu que deve haver em âmbito nacional uma coordenação composta por “gestores educacionais, representantes do Ministério da Educação (MEC) e de entidades que possam avaliar de maneira contínua esta política”. O Brasil, segundo Helena, enfrentará grande desafio já que 78% dos docentes têm sido formados por instituições de ensino superior privado. “Esta grande quantidade de profissionais passa, em sua maioria, não por universidades, mas sim por institutos e faculdades isoladas que, em muitas vezes, não garantem atividades de pesquisa e de extensão”, alertou.

     

    Segundo o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Leão, é necessário estabelecer uma discussão ampla sobre a qualidade da formação oferecida aos profissionais da educação. “A formação inicial do professor não deve ter uma lógica reducionista em que a escola seja um lugar para o treinamento de pessoas. A formação deve ter qualidade e ser libertadora tanto para o docente quanto para os demais funcionários”.

    Roberto leão

    Neste sentido, Leão defendeu o fortalecimento de programas de formação do governo federal como o realizado a partir do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) e do Profuncionário. “O Profuncionário precisa ser ampliado no sentido de valorizar os profissionais da educação que não são docentes, mas que têm papel muito importante na formação dos alunos e que precisam ser preparados”, exemplificou o presidente da CNTE.

     

    Com o objetivo de garantir tanto o acesso quanto a qualidade na formação, Helena reforçou a importância do papel tanto da União quanto dos estados. “A União e quase todos os estados possuem universidades para contribuir com a formação de professores em todo o país”, afirmou. “Além do apoio do MEC para a definição desta política, vai ser necessário recolher as contribuições presentes nos Planos Municipais e Estaduais de Educação quanto à formação”, afiançou.

     

    Para isso, a professora sugeriu que seja feito um trabalho conjunto do Ministério com os Fóruns Estaduais de Educação. Estes Fóruns reúnem representantes de professores, estudantes, conselhos, dirigentes municipais e secretários estaduais de educação. “É fundamental que haja, também, o esforço do Fórum Nacional de Educação para poder construir essa política, além da articulação com atividades como as relacionadas à construção dos Planos Municipais e as promovidas por entidades como a Uncme [União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação], por meio de suas Cirandas pela Educação”, exemplificou Helena.

     

    Piso salarial

    O PNE também estabeleceu para este ano, por meio de sua estratégia 17.1, a necessidade de se constituir um fórum permanente para o acompanhamento da atualização do valor do piso salarial nacional para os profissionais do magistério. “O papel deste colegiado deve ser acompanhar a plena execução do piso salarial para além do pagamento, mas também observando a garantia da jornada de trabalho adequada”, explicou o presidente da CNTE.

     

    Para a Confederação, segundo Leão, o cumprimento da Lei do Piso está relacionado à melhor formação dos docentes e à forma como se dará sua carreira. “Da mesma forma que, pela mobilização, conseguimos aprovar o PNE, nossa grande luta é fazer com que o piso seja uma realidade no Brasil inteiro”, complementou.

     

    PORTAL: de olho nos planos

    Foto 1: App Sindicato / Divulgação

    Foto 2: Helena de Freitas / Divulgação

    Foto 3: Roberto Leão / Site Educação Eu Apoio

     

  • 01/06/2015 13:16

    ARTIGO: Para fazer a diferença, mude seus modelos mentais

    Por Leonardo Siqueira Borges

    Para o portal: rh.com.br

     

    Os modelos mentais são difíceis de trabalhar, pois são utilizados de forma tácita, ou seja, têm que serem trabalhados dentro das pessoas e, por padrão, somos resistentes. É importante refletir que quanto mais trabalhamos os modelos mentais, mais fácil ficará a nossa interação com as demais pessoas. Entendendo os modelos mentais, passamos a adquirir outras visões sobre determinadas situações.

     

    Cada pessoa tem seu modelo mental, que normalmente é resultado de suas experiências e diversas histórias de vida ou profissionais, acumuladas ao longo dos anos. Como esses modelos mentais são personalizados é difícil que as pessoas abram mão das suas convicções com muita facilidade. Como exemplo, podemos usar as práticas existentes nas empresas e que toda vez que alguém tenta mudar ouve aquela frase do tipo "isso não vai dar certo", "nós já tentamos e não funcionou", ou seja, esse tipo de ações sempre faz com que nos mantenhamos na rotina ou realizemos a mesma coisa por dias, meses ou até mesmo anos.

     

    Precisamos nos libertar de nossos modelos mentais para conseguir atingir outros patamares e coisas diferentes do que fazemos em nossa rotina. Os modelos mentais são originários das seguintes fontes: a linguagem, o sistema nervoso e a cultura. Para isso, devemos passar por alguns filtros para refletir e mudar o rumo de nossos pensamentos. Aqui, destaco três deles:

     

    1º Filtro - A linguagem - Não imaginamos o poder que nossas palavras têm. O fato de dizer que não conseguiremos alguma coisa ou, então, que alguém fale que já tentou e não conseguiu, joga uma descarga negativa de adrenalina que poucos conseguem imaginar.
    2º Filtro - Sistema Nervoso - Se a linguagem é forte, por consequência, o sistema nervoso limita-se mentalmente por achar que "não" podemos fazer coisa alguma, atendendo a "negação" e pronto, desistimos de nosso objetivo.
    3º Filtro - Cultura - A cultura é um modelo mental coletivo dentro de todos os nossos grupos de convivência, que se baseiam em algo que sempre foi feito de alguma maneira, fazendo tudo por osmose, ninguém pensa, somos condicionados a fazer daquela forma porque sempre foi feito daquele jeito, por isso temos que pensar diferente para ter resultados diferentes.

     

    Outro dia fui realizar uma avaliação em uma empresa, onde existiam grupos de melhorias realizando apresentações sobre seus trabalhos. Chamou-me a atenção um dos grupos que implementou uma melhoria na empresa, onde se eliminou uma operação que não era necessária. Com certeza o grupo analisou a situação e o problema com um modelo mental diferente com o que a empresa tinha há mais de 100 anos, questionando a real importância da operação. O problema foi resolvido, a prática foi implementada e todos saíram ganhando com isso.

     

    Quer fazer a diferença e sair da rotina? Então, será necessário você mudar seus modelos mentais, pois só assim conseguirá atingir novos patamares e ter sucesso em suas atividades. Somos campeões em nos dar limites ou metas conservadoras, inconscientemente, barrando nossos sonhos apenas por não termos a coragem de mudar nossos modelos mentais.

     

    Leonardo Siqueira Borges
    Formado em Administração de Empresas, com MBA em Gestão Empresarial. É diretor na ELLEBE Treinamento em Gestão, instrutor e palestrante de treinamentos relacionados à qualidade e planejamento estratégico. Foi Presidente do Comitê da Serra Gaúcha do PGQP – Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade e Diretor de Desenvolvimento e Competitividade Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC).

  • 29/05/2015 22:02

    SANTA FILOMENA: Prefeito Gildevan Melo e secretária de saúde Pollyana Amaral participam de Feira Hospitalar Internacional

    Prefeito Gildevan Melo também participou da Marcha dos Municípios, promovida pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM)

     

    Neste mês de maio, o prefeito de Santa Filomena, Gildevan Melo e a secretária municipal de saúde, Pollyana Amaral, participaram da maior feira hospitalar da América Latina, em São Paulo.  O intuito foi observar de perto e projetar os equipamentos necessários para o Hospital Municipal (que está em fase avançada de construção). Na feira estavam presentes mais de 2.000 empresas de diversos países como: Itália, Japão, Estados Unidos e outros.

    Secretária Municipal de Saúde, Pollyana Amaral.

     

    O evento concentrava as maiores e melhores empresas do ramo hospitalar, numa perspectiva de realização de grandes negócios.

     

    INTERVENÇÕES: Secretaria Municipal de Saúde desenvolve ações impactantes em diversas demandas

     

    A secretaria municipal de saúde de Santa Filomena vem executando várias atividades na sede e no interior do município. As ações são diversificadas e contemplam: palestras sobre sexualidade nas escolas, equipe do NASF em conjunto com as equipes dos PSF’s em promovendo atendimento multiprofissional (médicos, psicóloga e enfermeiros), campanhas de vacinação, encontros com grupos de gestantes (em parceria com o Canto Mãe Coruja), campanhas educativas de higiene bucal e distribuição de kits bucais acompanhadas de escovações, entre outras atividades.

    Em especial, o encontro de gestantes ocorrerá duas vezes por mês e abordará assuntos como: aleitamento materno, tipos de parto e vantagens específicas de cada tipo, cuidados com o recém-nascido, importância do pré-natal, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança, entre outros atendimentos.

  • 20/05/2015 18:12

    Fortalecimento político: Vereadora Duda do Livramento adere à base de governo do prefeito Gildevan Melo

    Um ato de fortalecimento político ocorreu nesta quarta-feira (20) em Santa Filomena (PE). A vereadora Jussiana Maria de Castro, mais conhecida como Duda do Livramento, do Partido Socialista Brasileiro (PSB), entrou na equipe de base governista da gestão do prefeito Pedro Gildevan Coelho Melo, recém eleito Presidente do Consórcio Intermunicipal do Araripe (CISAPE). 

    Da esquerda para a direita: prefeito Pedro Gildevan coelho Melo, vereadora Jussiana Maria de Castro (Duda do Livramento), Dario (esposo da vereadora), vice-prefeita Francinete Diniz e o presidente da Câmara de Vereadores Adelvan Silva Damasceno.

     

    A adesão reflete ainda mais o fortalecimento do grupo do prefeito no Distrito do Livramento. O momento é de ampliação das perspectivas do governo municipal, visto que as alianças com membros do Poder Legislativo são fuindamentais para a articulação governista, especialmente na aprovação de projetos.

     

  • 19/05/2015 22:05

    Em Santa Filomena, Secretaria de Saúde intensifica atendimento ao alunado com palestras e entrega de kits de higiene bucal

    Na última segunda-feira (18), a Secretaria de Saúde do município de Santa Filomena realizou mais uma atividade intensa junto aos alunos da rede municipal de ensino. Desta vez, a ação ocorreu na Escola Gerson Rodrigues Coelho, localizada no Distrito do Socorro. Foram entregues kits de saúde bucal completos a todos os alunos, bem como foi realizada palestra educativa sobre a importância da escovação correta e ficou acordado uma continuidade das ações com escovações supervisionadas. Outras ações do tipo já foram realizadas em outras localidades do município.

    As atividades contaram com a presença do médico odontologista Luan Everton e a auxiliar de dentista Tamires Alves, bem como a enfermeira Lamara Cardoso, a técnica em enfermagem Median Siqueira, a diretora da escola Fabiana Barros junto com todos os docentes e o coordenador do Programa de Saúde na Escola (PSE) Josean Gomes, da secretaria de educação. O PSE é uma programa intersetorial entre as secretarias de saúde e educação.

    Além destas atividades, a SMS vem atuando de forma impactante na prevenção e combate à endemias, bem como em ações educativas, a exemplo da panfletagem, anúncios e distribuição de kits durante a Feira de Caprinos e Ovinos de Santa Filomena (CAPRINOFILÓ) e na ampliação da rede de atendimento, incluindo infraestrutura (reforma do posto de saúde, construção do hospital municipal e ampliação da rede de UBS), novos serviços e novos profissionais.

  • 19/05/2015 14:18

    Municípios do Araripe realizam plenárias sobre os planos municipais de educação

    As cidades que compõem o Sertão do Araripe Pernambucano estão a pleno vapor na construção participativa das metas e estratégias dos planos municipais de educação. De acordo com as orientações do Ministério da Educação (MEC), o prazo para elaboração ou readequação dos planos segue até junho, mês em que encerra o prazo final (já incluindo a aprovação e sanção pelo Poder Executivo).

     

    Trindade já realizou a sua audiência pública no último dia 14. Já Ouricuri realizará a sua II Conferência Municipal de Educação no dia 22 e Santa Cruz fará o debate em um fórum no dia 26.

     

    Outros municípios da região estão fechando as datas dos debates públicos em torno dos planos, mas já estão com os documentos-base praticamente consolidados. O prazo final do MEC é o dia 24 de junho deste ano.

     

    POR: Humberto Lacerda

  • 19/05/2015 14:12

    SESI Petrolina sedia Festival de Atletismo Inclusivo

    O Serviço Social da Indústria em Pernambuco (Sesi/PE) sediará, neste sábado (23), o I Festival de Atletismo Inclusivo do Vale, em Petrolina. Em parceria com a Associação Petrolinense de Atletismo (APA), a entidade receberá atletas com e sem deficiência nas categorias infantil e adulto. As inscrições devem ser feitas até quinta-feira (21) pelo e-mail apa_petrolina@gmail.com.

     

    Na categoria mirim, haverá provas de 100m, 250m, 1.000m e as competições de campo. Além dessas provas, os adultos poderão concorrer nos 1.500m e 5.000m. O objetivo do evento é incluir a pessoa com deficiência, por meio da convivência com demais atletas. A meta dos organizadores é reunir 200 competidores.

     

    INCLUSÃO – Comprometido com a inclusão social, o Sesi/PE oferece cursos e palestras para empresas interessadas em contratar profissionais com deficiência. As capacitações também orientam sobre o convívio proveitoso, no ambiente laboral e pessoal, com portadores de limitações. Informações pelo telefone (87) 3861.1369 ou pelo e-mail petrolina@pe.sesi.org.br.

Todos os artigos

Itens: 41 - 50 de 160
<< 3 | 4 | 5 | 6 | 7 >>

Newsletter

Assine a nossa newsletter, e receba as atualizações em seu email:

Contate-nos

Enquete

Entre os estudos na modalidade à distância ou nos institutos de finais de semana, qual você optaria?

Total de votos: 40

Minhas Páginas

Itens: 1 - 10 de 12
1 | 2 >>

Parceiros

© 2013 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode