Uso da música na prática pedagógica: uma necessidade emergente

23/10/2013 18:54

No final do século XX e primeiras décadas do século XXI, observamos um fenômeno social que vem interferindo diretamente no comportamento de jovens e de adultos: a crescente publicidade e consumo de músicas com depreciação dos valores sociais. Letras com temáticas cheias de erotismo, apelos midiáticos e outras questões que nada produzem de valor na sociedade estão sendo espalhadas de forma intensa através da internet e outros meios, a exemplo da pirataria das mídias digitais. A falta de vigilância de famílias que quase não tem tempo suficiente para a educação dos filhos está facilitando e permitindo o crescimento de crianças e jovens em um meio social problemático no que diz respeito aos princípios educacionais, sendo (os jovens) bombardeados por músicas que trazem a exacerbação do consumismo de álcool, a falta de princípios éticos e morais e propagam a vida desenfreada e sem regras (a chamada Lei da Curtição). Neste sentido, percebemos o quão importante está sendo a formação pedagógica de professores e gestores escolares quanto à esta nova realidade juvenil, os quais devem realizar planejamentos estratégicos que contenham em sua estrutura formas eficientes e “atraentes” de combate a este problema que, a cada dia, vem aumentando. Ao mesmo tempo em que os educadores se deparam com o culto ao erotismo e independência “precoce” nas músicas em seus diversos estilos, estes mesmos profissionais possuem à sua disposição ótimas ferramentas didáticas para uma espécie de reordenamento de significados. A música popular brasileira (MPB) e outros estilos oferecem canções que, trabalhadas devidamente em sala de aula, podem fazer uma enorme diferença na educação dos jovens de hoje que são sugados constantemente pelas grandes mídias que permeiam o culto à Sociedade do Consumo e do Prazer.

Exemplos de artistas que possuem grande número de canções que podem ser utilizadas na formação educativa dos alunos são os cantores Chico Buarque, Edson Gomes e Renato Russo. Estes, em seus distintos estilos musicais, possuem em suas composições musicais uma infinidade de assuntos relacionados às questões sociais, tratando de temas que vão desde a Ditadura Militar no Brasil a temas como o racismo, as drogas, a religiosidade e a história do país. Como exemplos destas músicas, podemos citar:

Apesar de você (Chico Buarque), que trata da Ditadura Militar no Brasil e o sentimento da população em busca de liberdade, relatando o período sombrio vivido durante o regime militar em suas diversas formas e a maneira como as pessoas viviam cerceadas de seus direitos. Barrados no baile (Edson Gomes) relata uma experiência de racismo vivida por um negro em um condomínio, acrescentando que cenas como esta são cotidianas nas cidades e as trata como “uma doença talvez incurável”. Perfeição (Renato Russo) aborda vários aspectos sociais no que diz respeito a comportamentos, serviços públicos, classes trabalhadoras e sentimentos humanos dos mais diversos tipos. Estes exemplos, por si só, dão uma ideia da profundidade que há para trabalhos pedagógicos que contenham músicas educativas e que despertem nos alunos reflexões acerca do mundo em sua constante transformação, observando os impactos sociais.

Cabe, então, não apenas ao educador, mas a toda gestão da escola, unindo-se com a comunidade, propor métodos, planejar e executar ações que possam, pelo menos, confrontar as ideias que estão instituídas nas músicas tidas como “vulgares” e propor considerações, observações e reflexões acerca da musicalidade que abrange temas sociais, como vimos nos exemplos do parágrafo anterior, desempenhando um papel de proteção ao crescimento saudável da intelectualidade dos educandos do novo século no qual estamos inseridos e propondo novas visões de mundo, trazendo os alunos para comparações entre o ontem e o hoje, fomentando a criação de novos significados e a percepção de novos sujeitos sociais do mundo contemporâneo.

Voltar

Comente esta postagem

Nenhum comentário encontrado.

Novo comentário

© 2013 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuito

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!