Santa Filomena apresenta projeto para coleta seletiva do lixo e tratamento de resíduos sólidos

18/03/2015 18:53

Ocorreu nesta terça-feira (17) uma reunião abordando uma temática cada vez mais emergente e de grande importância social: o meio ambiente. Neste âmbito, foram tratados assuntos referentes a coleta seletiva do lixo e o tratamento adequado dos resíduos sólidos em Santa Filomena. O encontro ocorreu na sede da Secretaria Municipal da Assistência Social e contou com a presença das secretárias Liliane Benício (Assistência Social), Pollyana Amaral (Saúde), do secretário Horácio de Melo (Administração) e da secretária Gildene Melo Ray (Governo). Também estiveram presentes representantes da empresa Construtora Normal (responsável pela coleta do lixo no município) e servidores do Departamento Municipal de Vigilância Sanitária, bem como servidores da Secretaria Municipal de Educação e da prefeitura local.

A condução da reunião ficou a cargo da servidora Renilda Vieira, do Setor de Convênios e Projetos Municipais. Ela explicou todo o passo-a-passo do projeto a ser executado no município, bem como relatou o atual cenário no que se refere a coleta e destino dos resíduos e as perspectivas e objetivos a serem alcançados. Entre as propostas estão a coleta separada do lixo seco e do lixo úmido em dias alternados, bem como a implantação de cestos coletores e seletores nas escolas e em pontos estratégicos do município. Ainda, o município irá, em parceria entre as secretarias, realizar atividades de conscientização social no que diz respeito ao meio ambiente e sustentabilidade, com ênfase no tratamento adequado dos resíduos, através de visitas às residências, palestras, oficinas temáticas e panfletagem, bem como por meio de projetos escolares com a temática Meio Ambiente.

Entre os participantes, estava o Professor Edson Rodrigues (Mestre em Desenvolvimento de Processos Ambientais, cursando Doutorado em Biotecnologia pela UFPE). Ele abordou algumas propostas que, segundo ele, se adequam melhor à realidade local. O professor está atuando diretamente nas ações implementadas pela prefeitura.

 

Ainda, a prefeitura está em processo de criação do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (CONDEMA), o qual será instrumento de mobilização e participação ativa nas políticas de sustentabilidade ambiental no município.

 

POR: Humberto Lacerda

Voltar

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário encontrado.

Novo comentário

© 2013 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode