Página inicial

  • 12/07/2015 20:21

    O AMOR, na visão das crianças. Sete respostas surpreendentes!

    O QUE é o amor? Esta foi a pergunta feita a um grupo de crianças entre os 4 e os 9 anos, durante uma pesquisa feita por profissionais de educação e psicologia. Emocione-se e divirta-se com as respostas:

    "Amor é quando minha mãe faz café para o meu pai e toma um gole antes, para ter certeza que está ao gosto dele." Danny, 6 anos.

    "Amor é quando o teu cão te lambe a cara, mesmo depois de o teres deixado sozinho o dia inteiro." Mary, 4 anos.

    "Amor é quando tu sais para comer e ofereces as tuas batatinhas fritas sem esperar que a outra pessoa te ofereça as batatinhas dela." Chrissy, 6 anos.

    "Amor é como uma velhinha e um velhinho que ainda são muito amigos, apesar de se conhecerem há muito tempo." Tommy, 6 anos.

    "Eu sei que minha irmã mais velha me ama porque ela me dá todas as roupas velhas e tem que sair para comprar outras." Lauren, 4 anos.

    "Quando alguém te ama, a forma de dizer o teu nome é diferente..." Billy, 4 anos.

    "Amor é quando a nossa mãe vê o nosso papai chegar suado e mal cheiroso, e ainda diz que ele é mais bonito que o Robert Redford!" Chris, 8 anos.

  • 05/07/2015 21:40

    Em tempos de crise, escolha não participar dela!

    Este artigo não traz uma solução pronta para conviver com crises nem se faz como cartilha ou manual. A intenção é levar você a refletir sobre as suas possibilidades e potencialidades a serem desenvolvidas para se sobressair em momentos tempestuosos de forma sustentável e responsável.

    Há alguns dias recebi, através de uma rede social, um vídeo muito interessante que tratava sobre a chamada “crise econômica”. No discurso de um palestrante, este foi perguntado sobre qual era a decisão que ia tomar diante da crise que assola o país. A resposta dele foi bastante objetiva: “decidi não participar”, disse ele.

    Mas, como podemos imaginar que alguém possa ter uma resposta tão simples e, ao mesmo tempo, tão instigante em meio a um assunto tão delicado? Fiquei imaginando possíveis artifícios que o referido palestrante possa ter consigo e que o torne tão sóbrio no trato com problemas e dificuldades (crise) que, para muitos, se torna um pesadelo. E neste meio termo, acabei por encontrar algumas sugestões de comportamento e atitudes que podem ser a grande solução para lidar com momentos tempestuosos. Convido-os a mergulhar nas três propostas a seguir:

    1 - Compreenda a mudança. Desde que o mundo é mundo, as mudanças são constantes: econômicas, culturais, sociais, tecnológicas, científicas e outras tantas com as quais lidamos dia-a-dia. Neste sentido, informação é fundamental e são inúmeras as formas e fontes para obtê-la. Saber quais as áreas afetadas pela mudança serve como proteção natural para compreender e intervir, quando necessário. Se considerarmos que as sociedades são acostumadas com mudanças em vários aspectos, até mesmo o fato de não haver uma mudança significativa já é por si só uma mudança, ou seja, a falta de mudança também é um tipo de mudança de hábitos na humanidade. Não há como fugir da mudança. Mas há diversas formas de agir diante das mudanças, inclusive diante de pequenas ou grandes crises. Lembre-se desta frase: “Você não precisa de uma reengenharia radical para ser mais eficiente. Muitas vezes, a grande mudança é uma simples questão de reposicionamento” (Paulo Ursaia).

    2 - Seja criativo. Em situações dificultosas em que a maioria das pessoas enxergam fantasmas e convivem com o medo, as pessoas criativas percebem a oportunidade de lançar novas ideias, novos produtos e novas formas de intervir na realidade. Estimule o potencial criativo que existe dentro de você e, sem sombra de dúvidas, encontrará respostas e soluções surpreendentes. Depois, é hora de arregaçar as mangas e ser proativo. Siga o conselho eternizado pelo físico-teórico alemão Albert Einstein: “Não há nada mais insano do que fazer a mesma coisa, dia após dia, e esperar resultados diferentes”.

    3 - Seja empreendedor. Viver de forma empreendedora não é tão simples, mas é perfeitamente possível desenvolver as principais características do comportamento empreendedor. Entre elas, cito: busca de oportunidades e iniciativa; persistência; comprometimento; estabelecimento de metas e autoconfiança. Neste século de mudanças cada vez mais repentinas, o empreendedorismo se mostra como um dos principais meios de se adaptar e inovar perante as novas tendências. Jeffrey Timmons, um dos gurus do empreendedorismo, cita que “o empreendedor é alguém capaz de identificar, agarrar e aproveitar oportunidades, buscando e gerenciando recursos para transformar oportunidades em realizações de sucesso”.

    A mudança e a crise dependem, imprescindivelmente, da forma como você a vê e da forma como você a encara. Sucesso e mãos à obra!

    AUTOR: Humberto Lacerda

  • 04/07/2015 15:05

    IF Sertão-PE vai realizar concursos públicos para docentes

    O IF Sertão-PE anunciou, nesta sexta-feira (3), a realização de concursos públicos para professores do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT). Uma das seleções será destinada ao preenchimento de vagas do quadro permanente da instituição, em regime de 40 horas semanais e dedicação exclusiva. A previsão inicial é de que serão oferecidas 70 vagas, em diversas áreas, distribuídas entre os sete câmpus da instituição.

     

    O edital que disciplinará o concurso público para o quadro permanente deve ser publicado em breve. “Os câmpus com maior oferta de vagas serão Serra Talhada e Santa Maria da Boa Vista”, revela o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Amâncio Holanda. Estão previstas três vagas para o câmpus Ouricuri, quatro para o câmpus Salgueiro, cinco vagas para Petrolina Zona Rural, oito para o câmpus Petrolina, dez para Floresta, 17 para o câmpus Serra Talhada e 23 para Santa Maria da Boa Vista. “Lembrando que estes números ainda podem sofrer alterações”, destaca Amâncio.

    Ainda este ano, haverá também seleções simplificadas para contratação de professores substitutos. Estas seleções serão realizadas pelos próprios câmpus, de acordo com as necessidades e disponibilidade de códigos de vagas em cada um deles.

     

    Por Larissa Lins / Ascom

  • 11/07/2015 10:45

    Sebrae PE forma novos Agentes de Desenvolvimento para atuar no Sertão do Araripe

    O Sebrae/PE, Unidade Araripina, realizou do dia 30 de junho a 03 de julho o Curso Básico de Agentes de Desenvolvimento para novos profissionais de várias cidades da Região do Araripe Pernambucano. A formação ocorreu no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), em Ouricuri. A instrutoria ficou a cargo da renomada consultora/instrutora Vera Cutz. 

     

    Os novos AD's (como são mais conhecidos no Sebrae), foram preparados para estimular o desenvolvimento social através de ações articuladas com o Poder Público, iniciativa privada e instituições do Terceiro Setor. As intervenções são voltadas especialmente ao incentivo à formalização de micro e pequenas empresas, bem como de empreendedores individuais e a questão das compras governamentais.

    Contudo, a intervenção por parte dos Agentes de Desenvolvimento tem perspectivas mais amplas. Áreas como cultura, turismo, associativismo e outras correlatas também podem (e devem) fazer parte do Plano de Ação a ser construído pelos AD's em parceria com o Sebrae, ouvindo as demandas das prefeituras e dos empresários.

    No curso estavam representados os seguintes municípios e respectivos Agentes de Desenvolvimento:

     

    OURICURI: Humberto de Oliveira Lacerda & Íris Tamíllys de Oliveira Lino Torres;

     

    IPUBI: Daniel Silva Torres;

     

    ARARIPINA: Mário José Reis de Souza & Roberto Alencar Vieira;

     

    BODOCÓ: Edimilson Ribeiro de Queiroz;

     

    GRANITO: Raimunda Silvânia de Oliveira;

     

    SANTA CRUZ: Antônio Joandson de Alencar Amorim & Cícera Leoneide dos Santos Cândido;

     

    TRINDADE: Kelly Maria de Oliveira

    No final do mês de julho (dias 28 e 29) será realizado o Encontro Regional dos Agentes de Desenvolvimento na cidade de Araripina. O Sebrae arcará com as despesas de hospedagem e alimentação dos participantes, os quais receberão palestras de consultores renomados e serão estimulados e trocar experiências e relatos de intervenções exitosas.

     

    POR: Humberto Lacerda

  • 25/06/2015 18:04

    Ouricuri participa da Campanha Global pela Educação e realizará Mesa Redonda no dia 29

    Em uma ação pioneira no município, a Secretaria Municipal de Educação realizará uma Mesa Redonda com diversos segmentos de trabalhadores da educação e da sociedade civil organizada. O evento ocorrerá no próximo dia 29 de junho, iniciando às 14:00h, na sede do CEREST Regional, e está vinculada à Semana de Ação Mundial, no âmbito da Campanha Global pela Educação.

     

    Em Ouricuri, serão debatidos os seguintes eixos temáticos:

     

    •Plano Municipal de Educação sob a ótica do novo PNE: desafios e perspectivas

    •Gestão democrática

    •Proposta de criação do Fórum Regional de Educação – Sertão do Araripe Pernambucano e Fórum Municipal de Educação

     

     

    A SAM – Semana de Ação Mundial, é uma iniciativa da Campanha Global pela Educação (CGE) e acontece em mais de 100 países, desde 2003.  Ao longo dos últimos doze anos, a SAM já abordou temas como: educação infantil, valorização da profissão docente, educação não discriminatória, entre outros.

     

    As discussões e deliberações ocorrem logo após a construção do Plano Municipal de Educação, dando continuidade às propostas educacionais no município. Para isso, foram convidadas diversas instituições educacionais (IF Sertão Pernambucano, Escolas Estaduais, Universidades e outras) e entidades representativas da sociedade como Igrejas, sindicatos, associações, conselhos, agentes de saúde, entre outros.

     

    POR: Humberto Lacerda

     

     

     

     

     

  • 10/06/2015 09:21

    Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos chega a Santa Filomena

    O município de Santa Filomena iniciou desde a última segunda-feira (08) as oficinas temáticas no âmbito do Projeto JOVENS EMPREENDEDORES PRIMEIROS PASSOS (JEPP), em parceria com o SEBRAE/PE. Para a formação pedagógica, que é direcionada aos docentes do 1º ao 9º anos, foi designado o instrutor Jorge Roseno, que já atua no município através do projeto empreender e Acolher no Araripe, na área de desenvolvimento do Turismo. O curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos incentiva a quebra de paradigmas e o desenvolvimento de habilidades e comportamentos empreendedores.

     

    O projeto é realizado pelo SEBRAE através da parceria com a prefeitura local. em regime de colaboração. Os docentes estão recebendo as diretrizes pedagógicas do projeto para aplicação nas turmas de suas respectivas unidades escolares. Santa Filomena está sendo a primeira cidade do Estado a receber a metodologia JEPP. 

     

    O JEPP

     

    A educação empreendedora proposta pelo Sebrae para o ensino fundamental incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade. A ideia é a de que a educação deve atuar como transformadora desse sujeito e incentivá-lo à quebra de paradigmas e ao desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores.

    A solução educacional do Sebrae para esta etapa da Educação Básica é o curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP, destinado a fomentar a educação e a cultura empreendedora. O curso procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender e o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gerência da própria vida (pessoal, profissional e social).

     

    Como funciona

     

    A solução educacional Jovens Empreendedores Primeiros Passos - JEPP é composta por nove cursos, um para cada um dos nove anos do ensino fundamental:

     

    1º ano: O mundo das ervas aromáticas

    Duração: 26 horas de aplicação com os estudantes.

    2º ano: Temperos naturais

    Duração: 24 horas de aplicação com os estudantes.

    3º ano: Oficina de brinquedos ecológicos

    Duração: 26 horas de aplicação com os estudantes.

    4º ano: Locadora de produtos

    Duração: 22 horas de aplicação com os estudantes.

     5º ano: Sabores de cores

    Duração: 22 horas de aplicação com os estudantes.

    6º ano: Ecopapelaria

    Duração: 30 horas de aplicação com os estudantes.

    7º ano: Artesanato sustentável

    Duração: 30 horas de aplicação com os estudantes.

    8º ano: Empreendedorismo social

    Duração: 30 horas de aplicação com os estudantes.

    9º ano: Novas ideias, grandes negócios

    Duração: 25 horas de aplicação com os estudantes.

     

     

  • 05/06/2015 13:20

    UNIVASF lança processo Seletivo para primeira turma do Mestrado em Psicologia

    O Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) deu início, hoje (3), ao período de inscrições para o processo seletivo para estudantes que irão formar sua primeira turma de mestrado. São ofertadas 11 vagas no total para as duas linhas de pesquisa do programa: Processos Cognitivos e Comportamentais, com quatro vagas; e Processos Psicossociais, com sete vagas.

     

    As inscrições estão abertas até 19 de junho e devem ser feitas exclusivamente pela internet por meio do Sistema de Inscrições em Processos Seletivos (PS) da Univasf. Podem se inscrever portadores de diploma ou de declaração de conclusão de curso de graduação (licenciatura plena ou bacharelado) reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), ou portadores de diplomas de graduação obtidos em instituições de ensino superior estrangeiras, desde que revalidados no Brasil, nos termos da Lei 9.9394/96 (Lei de Diretrizes Bases da Educação Nacional), conforme determina o Edital.

     

    No ato da inscrição, o candidato deverá optar por uma única linha de pesquisa ofertada pelo PPGPSI. A documentação necessária está disponível no Edital N° 14/2015, da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI), que regulamenta o processo seletivo e está disponível no link abaixo.

     

    A seleção será composta por quatro etapas: análise do pré-projeto de pesquisa e sua viabilidade de execução, defesa oral do pré-projeto perante banca examinadora, prova escrita de interpretação de um artigo científico em inglês e análise do Currículo Lattes. As provas serão realizadas no Campus Sede da Univasf, localizado na Av. José de Sá Maniçoba, S/N, Centro, em Petrolina (PE). As etapas presenciais serão realizadas no período de 16 a 24 de julho.

     

    O resultado final do Processo Seletivo está previsto para o dia 29 de julho, com prazo de 48 horas para recursos. A matrícula dos candidatos aprovados será realizada no período de 3 a 7 de agosto e as aulas terão início no dia 17 de agosto. Outras informações podem ser obtidas no Edital e pelo e-mail: cpgpsi@univasf.edu.br.
     

    Por: Assessoria de Comunicação

  • 05/06/2015 13:06

    Comissão aprova exame nacional para avaliar professores da educação básica

    A Comissão de Educação aprovou a criação do Exame Nacional de Avaliação do Magistério da Educação Básica (Enameb), previsto no Projeto de Lei 6114/09, do Senado.

     

    O texto aprovado é o substitutivo da relatora, deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO), que altera diversos pontos do projeto original, como o objetivo do exame, sua periodicidade e a aplicação.

     

    O projeto original determina que o exame tenha como objetivo avaliar o desempenho dos professores, enquanto a proposta aprovada pela comissão determina a avaliação dos conhecimentos dos docentes.

     

    Na primeira versão, os resultados poderiam ser utilizados como parte de programas de avaliação de desempenho e progressão de carreira, mas o texto aprovado diz que o exame poderá ser utilizado para processos de seleção temporária ou programas de avaliação de conhecimentos e habilidades.

     

    Sem gratuidade

     

    Outro ponto alterado diz respeito à gratuidade do exame, prevista no projeto original, mas retirada do texto de Dorinha. A deputada também incluiu a elaboração do exame entre as atribuições do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), que já desenvolve outros testes.

     

    A inscrição no teste continua sendo voluntária, como prevê o texto original, e professores de escolas públicas e privadas de educação básica poderão participar. Candidatos ao ingresso no magistério também poderão participar.

     

    O período de aplicação também foi alterado. No texto original, os professores fariam os exames a cada cinco anos, mas a comissão preferiu diminuir a periodicidade para dois anos. Professores de educação indígena e quilombola também poderão ser avaliados.

     

    Provas diferentes

     

    As provas terão partes diferentes: uma comum a todo o território, e outra que diga respeito à região em que trabalha o professor. Também poderão ser usadas para levantar o perfil dos professores e suas condições de trabalho.

     

    A deputada Professora Dorinha destacou que exames são ferramentas para qualificação e valorização dos professores, sendo utilizados em vários países como Estados Unidos e Alemanha.

     

    Ela analisou diversos relatórios apresentados ao projeto no decorrer da sua tramitação para embasar o substitutivo apresentado. “A certificação, bem aplicada, constitui elemento importante de valorização e de distinção profissional”, ressaltou.

     

    Tramitação

     

    A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

     

    Autor: Agência Câmara

    https://zip.net/bvrm3Y

  • 02/06/2015 13:41

    Comissão discute obras do PAC com secretários estaduais

    Após visita na semana passada à transposição do Rio São Francisco, a Comissão Especial do Programa de Aceleração do Crescimento se reúne nesta terça-feira (02) com representantes do Governo do Estado. O objetivo da audiência é traçar um panorama geral da situação das obras do PAC em Pernambuco. A audiência solicitada pelo presidente da comissão, deputado estadual Miguel Coelho, ocorre às 17h, no plenarinho II do prédio anexo da Assembleia Legislativa.

     

    Em debate, a situação da Adutora do Agreste, Barragem de Serro Azul, obras de VLT entre outras intervenções do PAC. Devem participar da reunião os secretários André de Paula (Cidades), Marcos Baptista (Habitação) e Almir Cirilo (Recursos Hídricos), além do presidente da Compesa, Roberto Tavares, e diretores do Porto de Suape.

     

    Junior Vilela

    Assessor de Imprensa de Miguel Coelho

    FOTO: Ivaldo Reges​

  • 01/06/2015 20:48

    WEJ Consultoria abre curso preparatório para o Concurso Público da Educação de Pernambuco nesta terça-feira (02)

    A WEJ Consultoria abre curso preparatório para o concurso público da educação do Estado de Pernambuco. A partir de amanhã (02), os interessados deverão entrar em contato com a empresa através dos contatos abaixo e pelo próprio site da consultoria.

     

    Serão 40 vagas contemplando conteúdos de todas as áreas, incluindo disciplinas específicas. A empresa irá dispor de professores altamente qualificados. Segundo a proprietária e consultora Eva Oliveira (consultora credenciada - SEBRAE Nacional), os preços serão acessíveis e os cursos serão realizados em várias localidades da região: Araripina, Ouricuri, Trindade, Serrolândia e Gergelim, e incluem certificados válidos para compor prova de títulos.

     

    A Wej Consultoria é referência em aprovação em concursos para a carreira docente. Em Araripina, a aprovação foi de 90%. Maiores informações, entrar em contato pelas ferramentas abaixo:

     

    SITE: https://www.wejconsultoria.com.br/site/

     

    Endereço: Rua João Jacó de Souza, nº 285

    Bairro: Centro –  Cidade: Araripina / PE

    Telefones: (87) 3873-0278 / (87) 9627-6261 / (87)9109-0786

    E-mails:
    faleconosco@wejconsultoria.com.br
    wej_consultoria@hotmail.com
    wejconsultoria@gmail.com

     

    A WEJ CONSULTORIA E ENSINO LTDA é uma organização voltada para o aperfeiçoamento e a excelência das ações sociais e educacionais, visando contribuir para a construção do conhecimento científico e a vivência de aprendizagens significativas através da melhoria da prática pedagógica.

     

    A WEJ Consultoria traduz na íntegra um propósito educacional, que serve de elo entre teoria e prática, fortalecendo o lado vocacional e profissional de seus integrantes. Para tanto, conta com uma equipe multidisciplinar composta por docentes, psicólogos, pedagogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais, profissionais da saúde, advogados e contadores que atuam com diferencial qualitativo.

Todos os artigos

Itens: 31 - 40 de 160
<< 2 | 3 | 4 | 5 | 6 >>

Newsletter

Assine a nossa newsletter, e receba as atualizações em seu email:

Contate-nos

Enquete

Entre os estudos na modalidade à distância ou nos institutos de finais de semana, qual você optaria?

Total de votos: 40

Minhas Páginas

Itens: 1 - 10 de 12
1 | 2 >>

Parceiros

© 2013 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode