Santa Filomena apresenta os Projetos Político-Pedagógicos das Escolas Municipais

01/12/2014 10:44

                                                                           Da esquerda para a direita: diretora Fabiana Barros, coordenadora Lourdes Luz, psicopedagoga Juglandeia Teixeira, diretora Lourdes Campos, secretária Noélia Rodrigues e diretora Lucineide de Souza.

Na última quinta-feira (27) a comunidade educacional de Santa Filomena vivenciou um momento muito especial. Foram apresentados à sociedade os resultados de três meses de trabalho na construção dos projetos político-pedagógicos das 22 escolas da rede municipal de ensino.

O evento pode ser considerado um marco para a educação local, e os trabalhos foram coordenados pela WF Consultoria, da cidade de Araripina, através dos consultores Fernando Olegário e Willys Santos, e contou com a participação efetiva da equipe administrativa e pedagógica da Secretaria de Educação do município, bem como dos pais, professores, gestores e demais colaboradores das escolas da rede local.

Entenda o processo

Durante o período de elaboração dos PPP’s, ocorreram diversos momentos de orientação técnica e reuniões periódicas nas escolas municipais. Foram ouvidos: pais, alunos, funcionários das escolas, diretores e outras representações, com supervisão técnica da WF Consultoria. As reuniões foram todas registradas em livros de ata específicos para o processo, e através das opiniões e informações recolhidas foram feitos os diagnósticos das situações das escolas, bem como elaboradas as propostas de trabalho e projetos interdisciplinares para serem executados a partir de 2015.

                                                                       Consultor Fernando Olegário no penúltimo encontro com a equipe de apoio da secretaria de educação e gestores escolares, em atividade lúdico-ilustrativa.

Foram também registradas as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, bem como a missão, visão e valores de cada escola, metas e ações a serem executadas. Ainda, foram observados e anotados os índices de aproveitamento dos alunos e os resultados estatísticos constantes no Censo Escolar dos anos 2012 e 2013.

Os documentos finais serão impressos e entregues diretamente às escolas e à Secretaria Municipal de Educação para ficarem à disposição da comunidade e demais interessados.

O evento

O auditório da Casa dos Conselhos recebeu a comunidade educacional e convidados para presenciar as apresentações dos resultados dos trabalhos. Estavam presentes o prefeito Pedro Gildevan Coelho Melo, a secretária de educação Noélia Almeida Rodrigues, o presidente da câmara municipal de vereadores, Adelvan Damasceno, vereadores, gestores educacionais, professores e outros trabalhadores da educação, entre outros convidados. A condução do evento ficou por conta da WF Consultoria e servidores do prédio da secretaria de educação. 

                                                                             Prefeito Gildevan Melo entrega certificados a servidora Selma Eva (E) e a diretora Fabiana Barros (D)

Os professores e equipes de apoio foram chamados, em ordem, para apresentarresumos dos trabalhos feitos durante o processo de construção dos PPP’s. Foram 22 escolas a apresentar as informações constantes nos documentos, intercalados por apresentações culturais das escolas Laudelino Freire Mororó e José Horácio de Melo.

Os próximos passos serão o acompanhamento da execução dos PPP’s nas escolas, que devem ser realizados pela própria secretaria municipal de educação e pelo conselho municipal de educação, bem como por parte da própria comunidade.

POR: Humberto Lacerda

SEDUC Santa Filomena

 

Voltar

© 2013 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátis

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!