Salgueiro: O Tom do Nosso Quintal promove apresentações culturais na Casa do Sanfoneiro, nesta sexta-feira

10/10/2014 08:47

Nesta sexta-feira, 10 de outubro, o projeto ‘O tom do nosso quintal’ que, no decorrer do ano, contemplará a participação de 16 grupos, em oito apresentações, abre as atividades na Casa do Sanfoneiro, às 19:00, com a banda de pífanos e do trancelim de Conceição das Crioulas, e de Pedro Manú, sanfoneiro de oito baixos, de Salgueiro.

A iniciativa tem como idealizadora a produtora cultural Nivaneide Costa e está sendo produzida pela Moinho Produções, com o apoio do Governo do Estado, por meio do Fundo Pernambucano da Cultura – Funcultura e da Prefeitura de Salgueiro/Secretaria de Cultura e Esportes. A finalidade é unir o potencial da Casa do Sanfoneiro a outros grupos de artistas populares e tradicionais, dos oito municípios do Sertão-Central. “Essas apresentações dos grupos de cultura popular a novos públicos proporcionam a ampliação do mercado cultural e da consciência cultural de nossa gente, que em sua maioria não escuta quando a arte e a cultura nos falam tão de perto”, justifica Nivaneide.

Da comunidade quilombola de Conceição das Crioulas chegam os integrantes da banda de pífanos, agricultores na faixa dos 30 até 60 anos, que mantém viva a tradição de mais de 150 anos de animação das novenas religiosas, na vila. De pai para filho. De adulto para jovem.

Tradicionalmente, dois pífanos, uma caixa e uma zabumba compõem o grupo que costuma ser acompanhado pelas mulheres do trancelim. Na dança, doze integrantes de, em média, sessenta anos, entrelaçam-se umas entre as outras, num movimento que exige muita atenção e coordenação.

O sanfoneiro Pedro Manu é símbolo da resistência dos oito baixos. Agricultor, foi por meio de muito esforço que aprendeu sozinho a tocar o instrumento, acordando de madrugada para fazer os treinos antes de ir para a roça ajudar os pais. Há, aproximadamente, 47 anos, foi grande animador das festas na zona rural de Salgueiro: Mulungu, Várzea Redonda, Sítio Mari, Sítio Canoa, Baixio Verde, Formiga, Serrote da Guia, Sítio Uri, dentre tantos outros, seja em aniversários ou festas de casamento.

Serviço:

O quê?

Apresentações  do Projeto o ‘Tom do nosso quintal’:

- banda de pífanos

- dança do trancelim

- Pedro Manu

Quando?

Sexta-feira, 10 de outubro de 2014, às 19:00

 Onde?

Casa do Sanfoneiro – Antiga estação do trem de Salgueiro

ENTRADA GRATUITA

Voltar

Gostou? Deixe seu comentário.

Nenhum comentário encontrado.

Novo comentário

© 2013 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátis

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!