Qualidade e Competitividade: duas palavras sinônimas de sucesso

25/02/2014 09:17

O mundo corporativo, nas últimas décadas, vem despertando para uma nuance cada vez mais valorizada e importante diante do contexto empresarial: a questão da qualidade. Neste sentido, conhecer as diferentes especificidades da clientela torna-se um dos pontos categóricos para o sucesso de um empreendimento. Estorilio (2007) nos traz a perspectiva da garantia da qualidade desde o processo de desenvolvimento de produtos, antes restritas às fases de produção. Assim, a questão da qualidade inicia logo nos primeiros movimentos do planejamento estratégico de uma marca, produto ou serviço.

Aliado a isto, soma-se a visão estratégica sobre as reais necessidades dos clientes quanto ao desenvolvimento de um produto, visto que existe no mercado uma infinidade de itens similares uns aos outros, com algumas diferenças que podem ser percebidas sutil ou amplamente pelos clientes, estes cada vez mais exigentes, visto a grande variedade de oferta. Além de reconhecer as necessidades mais relevantes e importantes dos clientes, as organizações devem possuir em seu capital humano colaboradores que estejam constantemente engajados e com alto poder produtivo. A performance está diretamente ligada à questão da qualidade.

Uma das ferramentas que podem aumentar o nível de qualidade e eficiência das organizações no atendimento de seus clientes é investir no Coaching, o qual pode ser um forte aliado no que diz respeito ao desenvolvimento de pessoas. Estas, por conseguinte, produzirão mais e melhor, aumentando o nível de satisfação da clientela. Kamilla Matos, Administradora e Especialista em Gestão de Recursos Humanos, relata que “a cada dia estamos sendo impulsionados a conhecer e a demonstrar nossas vantagens competitivas”. Acontece o mesmo com as organizações, aliás, estas estão sendo recrutadas a incorporar este sentimento de competitividade e de produção de produtos por excelência.

Uma forma prática que poderá trazer grandes benefícios mútuos entre organizações e clientes é implantar um sistema de avaliação dos produtos ofertados ou dos serviços prestados. A simples disponibilidade de um telefone ou a aplicação de pesquisas externas de qualidade pode colaborar (e muito) para o alcance das metas das empresas quando se trata da conquista de novos clientes. Além disto, conhecer o perfil socioeconômico da localidade e/ou região de localização da empresa trará ótimas reflexões. A aproximação da organização com o cliente fará estabelecer uma relação de parceria e reciprocidade.

Assim, o conceito de qualidade está em elevada evidência neste novo século e, para que as organizações consigam implantar estruturas capazes de atender as exigências do mercado, estas necessitarão estar conscientes de que estão diante de um mundo completamente dinâmico e multifacetado, no qual os conceitos de qualidade e de eficiência se reformulam conforme a sociedade incorpora novas tendências. Seguir estas mudanças e conhecer cada vez mais o tipo de cliente que se deseja conquistar pode ser, a princípio, a ferramenta mais poderosa para se diferenciar da concorrência, onde a caça aos talentos e ao tesouro é algo incessante.

Voltar

© 2013 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátis

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!