OURICURI: O que mais identifica a nossa cidade?

19/07/2014 09:33

Vote na enquete, ao lado esquerdo da tela, mas antes faça uma leitura atenciosa deste artigo.

Quando participamos de eventos nos níveis regional, estadual e federal, principalmente na área de cultura e educação, costumamos observar uma grande circulação de panfletos e folhetos fazendo a publicidade das potencialidades de vários municípios e regiões. Neste sentido, um município que queira estar sempre com alta visibilidade deve preparar algum material para fazer a “troca de propaganda” com potenciais parceiros.

Trazendo esta análise para o município de Ouricuri, façamos então uma pesquisa de opinião com os munícipes e simpatizantes da cidade para avaliar quais são os principais aspectos que caracterizam a chamada “Terra de Voluntários da Pátria” (importante: não é Terra dos Voluntários, e sim Terra de Voluntários, pois não houve voluntários saindo para a guerra apenas de Ouricuri, saíram também centenas de combatentes de outras regiões do país).

1 – Terra de São Sebastião: considerando que Ouricuri possui uma das maiores festas religiosas do interior do Estado de Pernambuco – a Festa do Padroeiro São Sebastião, realizada no mês de janeiro, muitos a caracterizam como Terra de São Sebastião. A festa, além de atrair milhares de devotos, também faz circular o comércio de objetos religiosos e aumenta o fluxo de visitantes e retorno de filhos ilustres à cidade natal, fomentando relevantemente a economia local.

2 – Terra de Voluntários da Pátria: esta frase está na fachada de entrada da cidade, elevando o orgulho de ter fornecido um contingente de soldados para lutar pela pátria na Guerra do Paraguai. Porém, há um estudo histórico-social que não é levado em consideração nesta análise: foram eles voluntários mesmos ou havia um considerável jogo de interesses? Cabe aqui uma longa discussão.

3 - Mãe do Araripe: Ouricuri é a cidade mãe das demais cidades que compõem a Região de Desenvolvimento - Sertão do Araripe Pernambucano. Cidades como Araripina (antiga São Gonçalo), Santa Cruz e Santa Filomena já pertenceram a Ouricuri em tempos mais remotos. Além disto, a localização privilegiada no centro da região, com acesso aos quatro cantos do país através de BR’s e PE’s dão a Ouricuri o status de Mãe do Araripe.

4 – Berço de Artistas: a cidade de Ouricuri possui artistas dos mais diversos segmentos e manifestações, que vão desde grandes músicos a grandes artesãos, poetas, escritores, dançarinos, versadores, artistas plásticos (pintores), entre outras tantas ramificações.

E você, o que acha? Daria outro pseudônimo a Ouricuri? Algum dos três títulos acima realmente representa a cidade? COMENTE ABAIXO, e dê sua importante opinião.  

Voltar

DEIXE SEU COMENTÁRIO. Participe!

Nenhum comentário encontrado.

Novo comentário

© 2013 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátis

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!