O que você quer para o ano novo? Conselhos para um ano de prosperidade

12/12/2013 18:23

Muito se fala quando é chegado o mês de dezembro: Natal, chegada do ano novo, festas, confraternizações. Mas você já fez uma pausa para refletir sobre como foi o ano que está se encerrando? O quer você fez de bom em 2013? E o que faltou fazer? O que não foi feito neste ano dá para fazer no próximo ano? E onde foi que você errou? Então vamos observar algumas idéias para colhermos um ano de sucesso tanto pessoal como profissional:

 

Planeje-se: Primeiro pergunte a si mesmo quais são suas expectativas para o ano que se aproxima. Tendo estas respostas, parta então para um planejamento estratégico, traçando planos, métodos para obter os resultados e pense na possibilidade de um segundo plano (ou plano B), caso o primeiro planejamento não esteja dando certo. Mas cuidado: planeje algo que seja possível de realização, de execução. Faça uma mistura de audácia (para atingir metas mesmo que sejam difíceis) e humildade (para reconhecer as dificuldades e partir para uma segunda opção, caso não atinja a meta principal). Uma boa dica é utilizar papel e caneta para fazer anotações importantes.

 

Acredite: De nada adiantaria você planejar algo que não acreditar que vai conseguir realizar. A fé é algo imprescindível neste processo. É a crença que nos motiva a fazer as coisas. É como um impulso “especial” que nos abre os olhos para traçarmos o caminho do sucesso e da conquista. Crer que vai dar certo é fundamental.

 

Estabeleça metas: Você quer uma promoção no emprego? Quer ser aprovado em algum concurso público? Quer se aproximar mais de familiares e amigos? Quer viajar? Quer abrir um negócio próprio? Seja lá o que for  que você pretende conquistar, utilize critérios para estipular prioridades, seguidas das outras opções conforme o grau de importância ou pelo nível de dificuldade (ou facilidade) de concretização. Saber onde se quer chegar facilita muito o processo de planejamento e a estabelecer os meios para tal finalidade.

 

Fortaleça seu Networking (rede de contatos e parceiros): No mundo contemporâneo, onde as relações interpessoais estão cada vez mais criteriosas, possuir uma boa rede de contatos profissionais e pessoas influentes a seu lado pode ser uma grande via de acesso para o crescimento pessoal e profissional. Mantenha sempre contato com pessoas “especiais”, mas não espere apenas receber favores ou ajudas quando você precisar: faça também a sua parte, seja cortês, solidário e demonstre consideração pelas pessoas. Quer crescer na sua carreira? Observe os exemplos daqueles profissionais de sucesso (aqueles que você os considera como ótimos ou excelentes naquilo que fazem). Se inspire em bons exemplos!

 

Comemore as vitórias: É muito prazerosa a sensação do dever cumprido. Não se trata de um orgulho “vaidoso”: trata-se de saber que superou desafios, planejou bem e atingiu as metas, ou seja, foi vencedor ao final de um longo e espinhoso processo de planejamento e execução das ações que se transformaram em conquista. Alegre-se nas vitórias, reflita nos fracassos.  

 

TEXTO: Humberto Lacerda

 

Voltar

Comente esta postagem

Nenhum comentário encontrado.

Novo comentário

© 2013 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátis

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!