Importância do Comprometimento dos Colaboradores na Organização

08/04/2013 19:02

Várias abordagens estão sendo feitas, a cada dia, no tocante aos princípios que rezam o sucesso de uma organização. São muitos itens que são vistos como elementos indispensáveis para o êxito das atividades de uma empresa, seja ela pública ou da iniciativa privada. Nas últimas décadas, vimos a crescente preocupação com o bem mais valioso que uma organização pode dispor: o Capital Humano. Principalmente no final do século XX e início do século XXI, as pessoas passam a ser vistas com mais veemência, sendo consideradas como a verdadeira locomotiva para o sucesso empresarial. Os colaboradores vêm recebendo aos poucos maior atenção pelas organizações que enxergam no talento de seus indivíduos as suas maiores ferramentas para alcançar objetivos e até superar metas estabelecidas. Cada vez mais, o conhecimento torna-se a maior fonte de possibilidades de sucesso, e quem armazena esse conhecimento é justamente o capital humano de uma instituição.

Diante deste quadro, é altamente salutar propor mecanismos quer possam assegurar o comprometimento dos colaboradores diante da instituição. Reter talentos é fundamental, visto que, caso a organização não o faça, há uma concorrência que, certamente, abrirá portas para abraçar um novo colaborador que traga consigo determinadas habilidades que possam ser melhor aproveitadas, as quais desperdiçaram sem saber aproveitá-las. Contudo, para que isto ocorra, é necessário que a organização disponha meios que estimulem a permanência dos indivíduos na empresa. Promoções podem ser uma ótima opção, mas cabe também dispor de material adequado para os trabalhos dos colaboradores, dispor de um ambiente propício que gere bem-estar e estimulem o trabalho em grupo, valorizando a cooperação e reconhecendo os objetivos alcançados. Assim, será mais espontâneo o comprometimento dos colaboradores, os quais passarão a assimilar os verdadeiros valores da organização, missão e clima organizacional. Possuir metas claras e objetivas também é muito importante, pois pode estimular o indivíduo a auto-realização pela meta alcançada e sentimento de satisfação pelo dever cumprido. Quando se tem um princípio, regras, metodologias e um planejamento estratégico bem definido há uma tendência natural que haja o comprometimento dos colaboradores em suas funções e identificação com a empresa.

Uma consideração pertinente no que diz respeito à importância da construção do comprometimento entre os colaboradores é que quando isto ocorre, geralmente ocorre também o aumento na produtividade, o que costuma acarretar em alcance de objetivos, gerando satisfação no colaborador e a vontade de continuar neste caminho de êxito. Conseqüentemente, ganha a empresa, ganham os colaboradores e ganha a clientela. É válido propor uma política de educação profissional, através da qual possa ser explicitada a importância deste comprometimento não apenas no âmbito do trabalho, mas também para a vida em sociedade do colaborador em suas ações fora da organização.

 

FOTO: www.portalmariana.org    

Voltar

Comente esta postagem

Nenhum comentário encontrado.

Novo comentário

© 2013 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátis

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!