Funcionários Públicos Municipais: Garantam seus direitos, mas cumpram seus deveres.

12/04/2013 08:40

Há muito tempo venho me deparando com uma filosofia ideológica por parte de vários servidores públicos no que diz respeito a seus direitos. Todos, sem exceção, querem receber seus salários no final do mês, receber seu terço de férias, tirar licenças, gratificações, direito a afastamentos, condições de trabalho, etc. Mas a discussão sobre a ética, o comprometimento, a responsabilidade, a qualidade no atendimento ao público e a dedicação, neste assunto quase ninguém toca. Quando o pagamento atrasa um dia, já vem a confusão e as reclamações. Mas poucos servidores gostam de cumprir o horário de expediente como manda o figurino. Sempre há um jeitinho de sair mais cedo. Uma escapulida aqui, outra ali, e assim vai virando uma rotina de descompromisso. Se pelo menos compensassem o horário que saíram mais cedo em outra ocasião, ficariam quites. Mas dificilmente isso ocorre. É sabido que a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), os Estatutos dos Servidores Públicos e demais legislações garantem uma vasta gama de direitos ao empregado, contudo sabemos também que nem sempre estes direitos são respeitados. Porém, o que se discute aqui não é o atendimento ou não às garantias institucionais. O que há em destaque nesta matéria é a questão da falta de comprometimento por parte de um grande número de servidores para com suas atividades e ao público, que é a clientela do servidor e quem paga seus salários perante os impostos que são recolhidos. É claro, e bastante óbvio, que para trabalhar bem o servidor tem que ter seus direitos assegurados e, principalmente, cumpridos pelo poder público. Mas justificar um erro através de outro erro não é, na opinião do autor da matéria, a melhor solução.

Ao mesmo tempo em que observamos algumas dificuldades em ter os direitos assegurados, vimos também uma grande fila de servidores DESCOMPROMISSADOS com suas atribuições, realizando um atendimento ao público de uma forma mecanizada, fria, como se fosse apenas por uma obrigação. O Servidor Público tem que abrir os olhos para a importância de sua função diante da sociedade, para o exercício de suas funções de forma satisfatória, que faça por merecer o salário do final do mês. Desejamos funcionários que atendam com excelência a população, que já está cansada de deslocar-se a órgãos públicos e receber tratamento diferenciado de uma pessoa para outra por alguma conveniência particular. Pessoas da área rural muitas vezes saem de suas residências em busca do serviço público e são tratadas com frieza. Cabe aqui destacar que este problema ocorre há bastante tempo, e a nova administração pública municipal deve olhar com bons olhos esta situação e tentar, na medida do possível, formular propostas de melhoria no atendimento ao público nos órgãos municipais. Um sorriso, um aperto de mão, um “obrigado”, um “bom dia”, um “boa tarde”, sempre caem bem. Pessoas gostam de ser bem tratadas. O próprio Cristo Jesus nos alertou para uma verdade inconveniente para muita gente: “Há mais prazer em dar do que em receber”. Dar atenção, por exemplo, é um ato de respeito. Prestar um serviço de qualidade, com agilidade, faz toda a diferença no funcionamento da máquina pública.

Servidores públicos, façam valer a importância das funções que exercem, sejam elas quais forem. Todas elas, desde o Auxiliar de Serviços Gerais até o Secretário. Saibam que também somos parte do público, e assim sendo podemos necessitar de serviços públicos e gostaríamos de ser bem tratados e bem atendidos em nossas necessidades. As pessoas estão “carentes” de atenção, de carinho, de respeito. Cada um fazendo a sua parte fará o serviço público engrenar muito mais e, com isso, ganha o próprio funcionário e a comunidade como um todo. Há coisa melhor no trabalho do que a satisfação de ter feito um serviço de qualidade e ser reconhecido por isso? Fica a dica.

IMAGEM: cdscristaos.blogspot.com

Voltar

Comente esta postagem

Nenhum comentário encontrado.

Novo comentário

© 2013 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátis

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!