10 maneiras de estabelecer o diálogo com a equipe

03/02/2015 10:01

Muitos líderes têm ótimas competências técnicas, mas nem sempre adquirem o resultado esperado porque sempre criam situações de conflito com os liderados. Isso pode acontecer porque por diversos fatores e um dos mais comuns é a falta de diálogo aberto com o time. Vejamos abaixo, algumas dicas para que essa linha de comunicação entre líder e time tenha cada vez mais êxito e flua com naturalidade.

1 - Estabeleça um cronograma de reuniões periódicas com todos os membros da equipe. Não precisa realizar duas ou três reuniões por semana, a não ser em caso de extrema necessidade. Apenas uma reunião por semana, marcada em dia e horário definidos criará um canal para que todos possam debater e analisar assuntos relevantes para o andamento das atividades.

2 - Durante as reuniões, abra espaço para os considerados mais tímidos. Se você notar que alguém está inquieto para falar, fala aquela tradicional pergunta "Alguém quer acrescentar algo? Esse é um bom momento".

3 - Não trate de assuntos pontuais em conjunto. Ou seja, se você que é líder precisa conversar uma questão específica com um dos seus liderados, chame a pessoa para um bate-papo reservado. Isso deixará seu colaborador bem mais à vontade para falar sobre o assunto.

4 - Uma questão o preocupa e chama a sua atenção? Não deixe para depois o que pode ser resolvido hoje e tampouco acredite que o tempo solucionará tudo sozinho. Como responsável pela condução do time, antes que o problema ganhe proporções maiores e comprometa o clima, faça um levantamento dos fatos que o preocupam, reúna as partes envolvidas e aborde a raiz do problema de forma objetiva, mas sempre mantendo a serenidade e o bom senso.

5 - "Portas Abertas" não é uma expressão para ser usada e "engavetada". Literalmente, mantenha as portas da sua sala abertas para seu time. Se algum dos liderados precisar falar com você, esteja pronto a ouvi-lo. Olhe nos olhos dele, enquanto o escuta.

6 - Sua agenda, como líder, deve ser repleta de atividades. Certo? Se você quer manter as "Portas Abertas", o que acha de escolher dois dias da semana para ouvir seu time? Reserve horários que não sejam tão "apertados" e comunique à equipe: "Pessoal, a partir de hoje, quem quiser falar comigo estou à disposição. Mas tais dias e horários costumam ser mais tranquilos para conversarmos". O que acha da sugestão?

7 - Sua equipe é regada pela diversidade? Parabéns, você tem ótimas chances de obter resultados para ir além das expectativas. Mas, para isso, é preciso entender a linguagem de cada "tribo", de cada geração. Você não pode esperar que um membro da Geração Baby-Boomer fale a mesma linguagem e tenha os mesmos hábitos de alguém da geração Y ou Z. Então, entre em sintonia com cada um deles.

8 - Outro fator que costuma interferir e prejudicar a comunicação entre líder-liderado é a conhecida "rádio peão". Não se torne refém dos boatos que circulam pelos corredores. Se escutar que algo está tomando conta dos "ouvidos" do seu time, tome a iniciativa de abordar o tema na primeira oportunidade.

9 - Utilize os canais de comunicação interna como reforço de comunicação. Podem ser e-mails corporativos, quadro de avisos, pois todo o espaço que você tiver disponível para chegar até o seu time é sempre muito válido e precioso.

10 - Sua empresa realiza pesquisa de clima e conta com avaliação de desempenho. Faça questão de saber como os liderados o percebem como líder e agente comunicador. Isso fará com que você possa trabalhar suas competências e identificar quais são os gaps que interferem para que você estabeleça um canal de proximidade com seu time.

POR: Patrícia Bispo (jornalista responsável pelo site: rh.com.br)

Voltar

© 2013 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátis

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!